PROFESSOR

PAULO CESAR

PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMICA
 

DICAS PARA O SUCESSO NO VESTIBULAR: AULA ASSISTIDA É AULA ESTUDADA - MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL E O CONDICIONAMENTO FÍSICO - FIXAR O APRENDIZADO TEÓRICO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS.

Home
Grafeno
Crise Financeira
Hidratos de Carbono
LHC
Bactéria GFAJ
Sperbactérias KCP
Como as cinzas prejudicam os aviões
Ônibus a Hidrogênio
Superátomos
O que os Faraós Bebiam
Metal Orgânico
Microondas no Laboratório de Química
Pré-Sal
Elementos Pseudo-metálicos
Crise Nuclear na Coreia
Crédito de Carbono
Reforma Ortográfica
Novo ENEM
Gripe Suína
Água Seca
Balança mais sensível do mundo
Chuva Seca
Adoçantes Artificiais
Estato Gasoso
Por que a água sanitária desinfeta
Adrenalina
Água
Antibióticos
Ácido Desoxirribonucleico
Armas Químicas
Armas Biológicas
Armas Nucleares
Bafômetro
Bicabonato de Sódio
Biodiesel
Bronzeamento Artificial
Bioquímica das Células
Botulismo
Cálculos em Química por Análise Dimensional
Células Tronco
Clonagem
Colesterol
Combustíveis
Ciclos Biogeoquímicos
Cristais Líquidos
Curiosidades_químicas.htm
Desodorantes
Etanol
Fenilcetonúria
Química do Vagalume
Neuroquímica
Vida
Ecstasy
Moléculas que matam
Coca Cola Diet x Bala Mentos
Química do Beijo
Novo Tipo Ligação Química
Datação do C 14
Bioquímica da Arteriosclerose
Equilíbrio Ácido Base no Sangue
Sabão Molécula Intrigante
Cafeína
Vírus
Feromônios
Benzeno
Corantes
Nicotina
Polônio
Leptina
Raio X
Polímeros: A era dos plásticos
Vacinas Comestíveis
Química Combinatória
Gás Hélio
Sangue Artificial
Surfactantes e Micelas
Química do Cabelo
Elementos Químicos
Química Medicinal
Explosivo C4
THC
Notícias Quânticas
Forças Intemoleculares
Gás Carbônico
Biotecnologia
Química das Aranhas
Vitaminas
Moléculas Quirais
Carboidratos
Colesterol II
Lipídios
Proteínas
Química do Sorvete
Química do Vinho
Química na Cozinha
Quimioterapia
Dicionário de Química
Diet ou Light?
Fique Por Dentro
Química das Aranhas
Gráficos
Grandes Nomes da Ciência
Histórico da Química
Lâmpadas Fluorescentes
Meio Ambiente
Mol
Os Segredos da Mumificação
Perguntas Superinteressantes
Química do Cigarro
Química do Cotidiano
Tratamento da Água
Salmonella
Pilhas e Baterias
Polímeros Condutores de Eletricidade
Umidade Relativa do Ar
Viagra
Vitaminas e Minerais

 

PERGUNTAS SUPERINTERESSANTES

Nesta seção, apresento algumas perguntas interessantes coletadas da revista superinteressante ao longo dos anos.

ÍNDICE

bullet

Como se sabe a idade da Terra? A idade da Terra é de aproximadamente 4,56 bilhões de anos e é calculada a partir da relação entre dois isótopos de chumbo formados pela decomposição de isótopos de urânio.

bullet

É verdade que, ao colocarmos uma colher no gargalo de uma garrafa de refrigerante, o gás demora mais tempo para escapar? O gás de uma garrafa de refrigerante escapa com facilidade quando tiramos a tampa; o único fator que pode retardar a liberação do gás é a temperatura.

bullet

Por que, quando se pressiona um ovo nas extremidades, ele não quebra? O ovo não quebra quando pressionamos suas extremidades devido a sua forma peculiar, que absorve e distribui as forças que lhe são aplicadas ao longo da casca.

bullet

Por que, quando se olha uma cidade ao longe à noite, suas luzes parecem piscar? Quando olhamos uma cidade ao longe, à noite, vemos as luzes piscar devido às variações na atmosfera, causadas por mudanças de pressão, temperatura ou mesmo poluição.

bullet

Por que a espuma de sabão é sempre branca? A espuma pode adquirir todas as cores, no entanto, como o branco é a soma de todas as cores do espectro visível, a enxergamos com essa cor.

bullet

Como funciona o bafômetro? O bafômetro tem um tubo transparente que contém substâncias químicas, um bocal e uma bolsa plástica inflável; quando a pessoa sopra através do bocal, o álcool exalado reage com a mistura fazendo-a mudar de cor.

bullet

Por que a Torre de Pisa é inclinada? A Torre de Pisa, na Itália, é inclinada devido ao excesso de peso, assentamento irregular das fundações e, sobretudo, ao terreno pouco sólido.

bullet

Quem inventou o sabonete? Os inventores do sabão foram os fenícios; mais tarde, os espanhóis acrescentaram óleo de oliva, para dar um cheiro mais suave ao sabão; o nome sabonete foi dado pelos franceses.

bullet

Por que as lentes fotocromáticas escurecem quando expostas ao sol? As lentes fotocromáticas escurecem quando expostas ao sol por causa de uma reação química.

bullet

Como funciona o forno de microondas?  Explicação sobre o surgimento e funcionamento do forno de microondas.

bullet

Por que uma garrafa de cerveja, retirada do congelador ainda líquida, congela em contato com as mãos? O calor humano altera o equilíbrio de uma cerveja retirada do congelador devido a uma brusca mudança no seu estado de sobrefusão.

bullet

Por que a temperatura ambiente diminui com a altitude, apesar da menor distância do sol? A temperatura ambiente diminui com a altitude devido à maior distância do nível do mar.

bullet

Como o vaga-lume evite sua luz? O vaga-lume emite luz devido a um fenômeno químico denominado bioluminescência, que serve para aproximar macho e fêmea.

bullet

Por que os icebergs são compostos de água doce? Os icebergs são compostos de água doce pois são formações oriundas das neves da Era Glacial. Sua idade média é de aproximadamente cinco mil anos.

bullet

Como funciona o microscópio eletrônico? O microscópio eletrônico funciona por um feixe de elétrons emitidos por um filamento de tungstênio que passa por um campo eletromagnético e, como uma lente, concentra-se sobre o objeto de estudo.

bullet

Do que são constituídos os anéis de saturno? Os anéis de Saturno são constituídos por fragmentos de rochas recobertos por uma camada de gases, que, devido a baixa temperatura, transformou-se em gelo.

bullet

Por que as explosões nucleares têm forma de cogumelo? O cogumelo se forma pela ação e reação das colunas de ar quente e frio produzidas pela explosão nuclear.

bullet

Quem inventou o vidro? Os mais antigos artefatos e vidro foram encontrados no Egito.

bullet

Por que, nos desertos, a temperatura é alta durante o dia e à noite cai abaixo do zero? O ar dos desertos, com seu baixo teor de umidade, não retém o calor recebido durante o dia. Assim, sem nenhuma reserva de calor, a temperatura cai muito durante a noite.

bullet

Como ocorrem as auroras polares? A aurora polar acontece quando partículas elétricas provenientes do Sol chegam perto da Terra e são atraídas pelo seu campo magnético, na direção dos pólos.

bullet

Como funciona uma célula fotovoltaica? A célula fotovoltaica funciona quando a luz incide sobre certas substâncias e desloca elétrons que, circulando livremente de átomo para átomo, formam uma corrente elétrica.

bullet

Por que o ferro parece mais frio que a madeira? Porque o ferro é trezentas vezes melhor condutor de calor do que a madeira.

bullet

Como a ostra produz a pérola? A ostra, para defender-se de alguns intrusos, ataca-o com um uma substância segregada no manto; tal substância, depositada sobre o invasor, cristaliza-se rapidamente, iniciando a formação da pérola.

bullet

Como a luneta infravermelha possibilita a visão no escuro? Devido a um tubo conversor sensível à radiação infravermelha e colocado dentro de uma luneta, é possível enxergar no escuro.

bullet

Como se avalia a intensidade de um abalo sísmico através da escala Richter? A intensidade de um abalo sísmico é avaliado através da escala Ritcher, a partir da energia mecânica liberada.

bullet

Por que, quando se olha a roda de veículos em movimento, tem-se a impressão de que ela está girando pra trás? Quando olhamos a roda de veículos em movimento, temos a impressão de que ela está girando para trás, devido ao efeito estroboscópico, que se percebe somente á noite com lâmpadas de mercúrio ou no cinema.

bullet

Como funciona um mostrador de cristal líquido? O cristal líquido, funciona através do efeito eletroótico.

bullet

O que aconteceria com um objeto jogado em um poço que atravessasse a Terra? Se um objeto fosse jogado em um poço que atravessasse a Terra, ele iria oscilar para sempre de uma extremidade à outra, devido à atração gravitacional.

bullet

Como surgiu o palito de fósforo? O elemento fósforo foi descoberto em 1669 onze anos mais tarde, o físico inglês, Robert Boyle, inventou o palito de fósforo, que só foi aprimorado em 1855.

bullet

Como é determinada a idade de um fóssil? A idade de um fóssil é determinada pelo estudo da seqüência, da quantidade de camadas e do que elas contém.

bullet

Como os peixes-elétricos geram eletricidade? O peixe elétrico gera eletricidade através dos órgãos que se localizam ao longo de quase todo o corpo. Derivam de tecidos musculares, modificados que, em vez de contrair, como fazem os músculos, liberam energia para o meio ambiente.

bullet

Por que a água do mar é salgada? A água do mar é salgada porque por milhões de anos a chuva formou cursos de água, que dissolveram as rochas de todos os períodos geológicos, nas quais o sal era abundante.

bullet

Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?  Resposta à questão sobre o que surgiu primeiro: o ovo ou a galinha.

bullet

Como o mercúrio é obtido, se é líquido no estado natural? O mercúrio é obtido combinado com outros elementos e a temperatura abaixo de 38 graus centígrados.

bullet

O que é a barreira do som? Barreira do som é o limite de velocidade no qual um avião pode se deslocar no ar sem entrar em conflito com as ondas sonoras emitidas por ele próprio.

bullet

O volume de água existente na terra é constante? O volume de água do planeta é constante, o que varia é a quantidade disponível, diferença entre o volume total de água armazenada no subsolo e nas geleiras.

bullet

Por que os planetas têm forma esférica? Os planetas têm forma esférica devido à força gravitacional que se distribui igualmente em todas as direções.

bullet

Se a luz se propaga em linha reta, por que o arco-íris é curvo? O arco-íris é curvo porque cada raio de luz das sete cores sai da gota de água em sentido contrário e num raio de 42 graus em relação ao raio de luz incidente.

bullet

Qual a função da água no corpo humano? A água tem papel fundamental no corpo humano pois exerce diversas funções, como transporte de alimento, lubrificação de tecidos e articulações, entre outras.

bullet

É verdade que a formiga pode erguer objetos mais pesados que ela própria? Tanto a formiga quanto os artrópodes (aranhas, escorpiões) e também os crustáceos conseguem erguer objetos mais pesados do que eles próprios, devido à estrutura dos seus esqueletos.

bullet

Por que os pólos magnéticos da Terra não coincidem com os pólos geográficos? Os pólos magnéticos da Terra não coincidem com os pólos geográficos devido à movimentação de cargas elétricas, que desloca o eixo magnético do planeta.

bullet

Como funcionam os detergentes Detergentes ajudam a água a umedecer melhor os objetos e quebram as partículas de gordura, impedindo que se reaglutinem.

bullet

Os peixes dormen? Os peixes não dormem, mas precisam repousar; caso contrário, morreriam de cansaço.

bullet

Como as árvores puxam a água do solo até as folhas? Pela ação capilar, as árvores levam água e nutrientes através de toda a sua estrutura.

bullet

Para que serve o aerofólio de um carro de Fórmula 1? O aerofólio tem a função de diminuir as turbulências causadas pelo vento; graças a ele os carros de Fórmula 1 alcançam velocidades maiores sem necessidade de motores mais possantes.

bullet

O que é sol da meia-noite? É um fenômeno que ocorre nas proximidades dos pólos, quando o Sol não se põe durante pelo menos 24 horas.

bullet

Quando surgiu a pasta dental? Surgiu há aproximadamente 4 mil anos, no Egito.

bullet

Por que a chuva cai em gotas? Porque é desse modo que a água se acumula no interior das nuvens.

bullet

Por que a água escoa em movimento circular no ralo da pia? A água escoa em movimento circular devido à força de Coriolis, criada pela rotação da Terra, variando conforme o hemisfério.

bullet

Como funcionam os silenciadores de armas automáticas? O silenciador de armas automáticas é um dispositivo que diminui a rapidez de escape dos gases, abafando o ruído.

bullet

Por que a água apaga o fogo? A água pode apagar o fogo pois afasta o oxigênio que o alimenta.

bullet

É verdade que as pilhas gastas se recarregam na geladeira? Não, pois possuem produtos químicos que diluem a camada de gases contida nelas.

bullet

Por que a base da chama do fogo é azul? A cor da chama depende do material de combustão e temperatura, logo, nem todas as chamas são azuis.

bullet

O que são alimentos liofilizados? Alimentos liofilizados são alimentos desidratados, que, porém, mantêm seu valor nutritivo.

bullet

Por que os cabelos embranquecem? A cor do cabelo é determinada pela presença de melanina, hormônio produzido por células específicas da pele; com a idade os melanócitos perdem a capacidade de continuar produzindo melanina.

bullet

Por que sentimos frio quando estamos com febre? Sentimos frio quando estamos com febre devido a perda de calor na superfície do corpo.

bullet

Como o álcool embriaga? A capacidade de metabolizar o álcool varia de indivíduo para indivíduo, mas a embriaguez em si é causada pela lentidão da digestão.

bullet

Quando o fumo emagrece? Estudo inglês explica por que as pessoas que fumam emagrecem.

bullet

Por que o som se propaga mais depressa na água? A água é altamente elástica e muito mais condensada do que o ar; por isso, as ondas sonoras se propagam muito mais depressa.

bullet

Como funciona uma placa solar? As placas ou coletores solares funcionam quando as células fotovoltaicas são iluminadas ganhando um pólo positivo e outro negativo, como uma bateria comum.

bullet

O que são ciclones, furacões e tufões? São redemoinhos de vento que giram em torno de um centro de baixa pressão.

bullet

Como se fabrica gelo seco? O processo de fabricação do gelo seco começa com a liquefação do gás, em seguida elimina-se bruscamente a pressão. Em contato com o ar a substância desprende vapores por sublimação.

bullet

O que aconteceria se a Terra deixasse de girar? Caso a Terra parasse de girar, uma das faces do planeta se transformaria num deserto com temperaturas altíssimas e outra numa geleira.

bullet

Quanto pesa o ar? Em condições normais, o ar pesa 1,3 quilo por metro cúbico.

bullet

Como as borrachas apagam? As borrachas apagam porque possuem força de adesão maior do que a do papel. Por isso absorvem o carvão do grafite.

bullet

Magnetismo: por que o ímã atrai o ferro? O ímã atrai o ferro devido à ação de seu campo magnético sobre este material.

bullet

Do que é feito o isopor? É marca registrada da empresa alemã Basf para um conjunto de moléculas do composto químico estireno.

bullet

Quanto tempo resistimos sem comer nem beber?  A falta de comida provoca a morte entre a quarta e a sétima semana de jejum. A falta de água, em 36 horas.

bullet

Qual a maior temperatura possível? Não existe valor máximo para a temperatura pois é possível acrescentar energia às moléculas de um corpo infinitamente.

bullet

Qual a distância até o horizonte? A altitude e as características geográficas locais definem a distância de uma pessoa ao ponto em que o céu e a terra parecem se encontrar. Para um homem de 1,80 metro, em pé ao nível do mar, o cálculo padrão estabelece o horizonte ao redor de 5,6 quilômetros.

bullet

O que é coma? É a completa falta de consciência, caracterizada pela perda de reações nervosas ao estímulo externo.

bullet

Qual a menor partícula existente? Até agora, as menores partículas conhecidas são os quarks, bósons e léptons.

bullet

Por que a pressão do pneu de bicicleta é maior que a do pneu de trator? Segundo uma lei da Física, quanto menor a área, maior é a pressão.

bullet

Como se lapida um diamante? A lapidação ocorre pelo atrito das partes menos duras do diamante com um rolo de metal cuja superfície tem uma camada de pó de diamante.

bullet

O que é fosforescência? É o fenômeno pelo qual certos elementos químicos, como o fósforo, e daí o nome, emitem luz no escuro.

bullet

O que é vento solar? O vento, tanto na Terra como no Sol, é a deslocação das massas de ar da atmosfera. No caso do Sol, o ar é composto principalmente pelos gases hélio e hidrogênio, que se tornam altamente energéticos pelo intenso calor da superfície da estrela, lançando-se em grande velocidade para todas as direções.

bullet

Por que se precisa de descompressão após mergulhos profundos? Para evitar a embolia gasosa, uma obstrução dos vasos sanguíneos causada pela brusca expansão do nitrogênio, um dos gases presentes nos tanques de ar dos mergulhadores.

bullet

Por que as nuvens ficam suspensas no ar? Pela constante evaporação e condensação do vapor de água que as forma.

bullet

Por que tudo se reflete invertido na colher? A parte interna das colheres de metal funciona como um espelho côncavo.

bullet

Como surgiu o espelho? Surgiu na Idade do Bronze, 3000 AC

bullet

Como funciona uma panela de pressão? Baseia-se numa lei da Física segundo a qual quanto maior a pressão do ar, maior a temperatura de evaporação da água.

bullet

Por que a água se expande ao congelar? Essa característica decorre da estrutura eletromagnética dos seus átomos.

bullet

Como funciona um detector de metais? O detector de metais cria um campo magnético que induz corrente elétrica nos objetos de metal, registrada por um medidor.

bullet

Por que hematomas mudam de cor? Hematomas mudam de cor devido a transformações químicas sofridas pela hemoglobina do sangue retido em pequenas bolsas dentro de um tecido.

bullet

De que é feito o colete à prova de balas? Os modelos mais recentes são de náilon, que achatam as balas, prendendo-as em suas malhas.

bullet

Como funciona a caixa-preta dos aviões? Sistema de gravação eletrônica que registra todos os dados relativos ao vôo, bem como os últimos trinta minutos de conversação na cabine de comando.

bullet

Como as abelhas fazem mel?  Glândulas situadas na cabeça dos insetos secretam duas enzimas, que reagem com o néctar coletado das flores, formando o mel.

bullet

Como agem os remédios para baixar a febre? Os medicamentos agem no cérebro, na parte conhecida como hipotálamo, onde se localiza o centro que regula a temperatura do corpo, dilatando os vasos sanguíneos e favorecendo a transpiração.

bullet

Por que os dedos ficam enrugados em contato com a água? As células da camada mais externa da pele, a epiderme, se enchem de líquido e tendem a expandir-se, formando o enrugamento.

bullet

O que é o "bifidus" ativo dos iogurtes? É uma bactéria comum no intestino dos seres humanos. Tem efeito desintoxicador, eliminando possíveis toxinas prejudiciais ao homem.

bullet

Como são feitas as lentes de grau para óculos? São feitas de fatias grossas de vidro que são partidas por uma serra especial. As variações na curvatura e na espessura determinam o grau das lentes.

bullet

O que é o coquetel-molotov? Trata-se de uma garrafa cheia de combustível com um pavio no gargalo.

bullet

De que é feito o fio de costura cirúrgico? A matéria-prima dos fios depende de sua aplicação. Nas regiões do corpo de fácil cicatrização, utiliza-se o chamado categute, geralmente feito de tripa de carneiro.

bullet

Como funciona a lâmpada fluorescente? A fluorescência é uma das formas de converter energia em luz, através de radiação ultravioleta.

bullet

De que são feitas as cápsulas que envolvem os medicamentos? São feitas de gelatina. Água e glicerina entram em menor proporção, conforme a consistência que se queira dar-lhes, tornando-as menos ou mais duras.

bullet

Como funciona o contador Geiger? O aparelho detecta a radiação usando a capacidade que as partículas radioativas têm de ionizar. Quando as partículas entram em contato com os átomos do argônio, convertem alguns deles em íons positivos mais elétrons, produzindo corrente elétrica.

bullet

O que é fogo-fátuo? É uma chama rápida e passageira produzida pelas emanações de fosfina, um gás altamente inflamável, resultante da decomposição de matéria orgânica que reage com o oxigênio do ar.

bullet

O que é uma frente fria? É uma faixa de transição, na atmosfera, entre duas massas de ar, uma quente e outra fria.

bullet

De onde vem a expressão banho-maria? É uma alusão a Maria, uma alquimista tradicionalmente identificada como Miriam, a irmã de Moisés, o líder hebreu.

bullet

Por que as nuvens geralmente são brancas? É por causa da grande quantidade de gotículas e pequenos cristais de gelo presente nas nuvens.

IDADE DA TERRA

A idade da Terra é de aproximadamente 4,56 bilhões de anos e é calculada a partir da relação entre dois isótopos de chumbo formados pela decomposição de isótopos de urânio.

Como se sabe a idade da Terra?

Sabe-se que os isótopos átomos com o mesmo número atômico e diferentes números de massa de uma série de elementos químicos, como o urânio, se decompõem e produzem outras substâncias pela emissão de partículas ou radiações. O tempo necessário à decomposição de metade da massa radioativa desses elementos é chamada meia-vida. Conhecendo as quantidades dos elementos radioativos e do material deles derivados, calcula-se a idade de um mineral. Esse método chama-se datação radiativa. Assim, a idade da Terra aproximadamente 4,56 bilhões de anos foi determinada a partir da relação entre dois isótopos de chumbo formados pela decomposição de isótopos de urânio.

 

GÁS E COLHER

É verdade que, ao colocarmos uma colher no gargalo de uma garrafa de refrigerante, o gás demora mais tempo para escapar?

O gás de uma garrafa de refrigerante escapa com facilidade quando tiramos a tampa; o único fator que pode retardar a liberação do gás é a temperatura.

Tudo indica que não. Segundo o Professor José Atílio Vanin, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, "quando retiramos a tampa de uma garrafa de refrigerante, o gás escapa com facilidade. Não adianta usar colher, caneta ou alfinete para impedir. O único fator que pode retardar a liberação é a temperatura. O gás escapa com rapidez à temperatura normal da geladeira – de 0 a 4 graus. Abaixo de zero, a velocidade tende a diminuir".

 

Por que, quando se pressiona um ovo nas extremidades, ele não quebra?

O ovo não quebra quando pressionamos suas extremidades devido a sua forma peculiar, que absorve e distribui as forças que lhe são aplicadas ao longo da casca.

Devido à sua forma peculiar, o ovo absorve e distribui as forças que lhe são aplicadas ao longo da casca. Por causa dessa distribuição, apertar um ovo nas extremidades equivale a fazer vários minúsculos esforços em cada ponto de sua estrutura. Com as forças diminuídas e fracionadas, o ovo não quebra. De qualquer forma, o esforço máximo ao qual a casca resiste pode ser determinado em laboratório. Nas laterais do ovo, como esse "desvio" de forças é mínimo – as forças são aplicadas praticamente só em dois pontos –, elas provocam a flexão e conseqüentemente a ruptura da casca.

 

Por que, quando se olha uma cidade ao longe à noite, suas luzes parecem piscar?

Quando olhamos uma cidade ao longe, à noite, vemos as luzes piscar devido às variações na atmosfera, causadas por mudanças de pressão, temperatura ou mesmo poluição.

No ar, a luz se propaga em linha reta. Entretanto, variações na atmosfera, causadas por mudanças de pressão, temperatura ou mesmo poluição, podem alterar sua trajetória. Um raio de luz que sai, por exemplo, da lâmpada de um poste sofre desvio em sua trajetória inicial. Percebemos essa alteração como cintilação. Para que ela ocorra, é necessário que a fonte de luz seja pequena e distante. Se ficarmos diante de um holofote, não o veremos cintilar, pois seu tamanho e proximidade compensarão qualquer eventual cintilação.

 

Por que a espuma de sabão é sempre branca?

A espuma pode adquirir todas as cores, no entanto, como o branco é a soma de todas as cores do espectro visível, a enxergamos com essa cor.

Na verdade, a espuma produzida por sabões e detergente não é branca. Quem explica isso é o professor de química Haroldo Meira Teixeira Júnior; A espuma é um conjunto de microbolhas que, em virtude da reflexão e refração da luz e dependendo também do recipiente onde se encontram, podem adquirir todas as cores". Como o branco é a soma de todas as cores do espectro visível, enxergamos a espuma com essa cor. Isso é fácil de ser comprovado se lembrarmos das bolhas de sabão produzidas por um canudinho, que são multicoloridas.

 

Como funciona o bafômetro?

O bafômetro tem um tubo transparente que contém substâncias químicas, um bocal e uma bolsa plástica inflável; quando a pessoa sopra através do bocal, o álcool exalado reage com a mistura fazendo-a mudar de cor.

O bafômetro baseia-se na relação entre o álcool diluído na corrente sanguínea e o que é expelido na respiração. O aparelho compõe-se de um tubo transparente, semelhante a uma ampola, contendo ácido sulfúrico e dicromato de potássio, um bocal e uma bolsa plástica inflável. Numa extremidade do tubo é colocado o bocal e na outra a bolsa. A pessoa sopra através do bocal até que a bolsa fique inflada. Dessa forma, o álcool exalado – se houver algum no organismo – reage com a mistura do tubo, fazendo-a mudar de cor, de amarelo para verde. De acordo com a tonalidade, é possível estimar a quantidade de álcool presente no sangue.

 

Por que a Torre de Pisa é inclinada?

A Torre de Pisa, na Itália, é inclinada devido ao excesso de peso, assentamento irregular das fundações e, sobretudo, ao terreno pouco sólido.

Projetada para abrigar o sino da catedral de Pisa, na Itália, a torre começou a ser construída em 1174. Quando três dos seus oito andares estavam prontos, notou-se uma ligeira inclinação, devido a um afundamento no terreno e ao assentamento irregular das fundações. Tentou-se compensar a inclinação fazendo os outros andares um pouco maiores no lado mais baixo. Mas a estrutura afundou ainda mais, por causa do excesso de peso. A torre acabou de ser erguida, ainda inclinada, na segunda metade do século XIV, com 56 metros de altura. Hoje sua inclinação chega a 5,2 metros.

 

Quem inventou o sabonete?

Os inventores do sabão foram os fenícios; mais tarde, os espanhóis acrescentaram óleo de oliva, para dar um cheiro mais suave ao sabão; o nome sabonete foi dado pelos franceses.

O sabão foi inventado pelo fenícios, seiscentos anos antes de Cristo. Eles ferviam água com banha de cabra e cinzas de madeira, obtendo um sabão pastoso. O sabão sólido só apareceu no século VII, quando os árabes descobriram o processo de saponificação – mistura de óleos naturais, gordura animal e soda cáustica, que depois de fervida endurece. Os espanhóis, tendo aprendido a lição com os árabes, acrescentaram-lhe óleo de oliva, para dar ao sabão um cheiro mais suave. Nos séculos XV e XVI, enfim várias cidades européias tornaram-se centros produtores de sabão – entre elas, Marselha, na França, e Savona, na Itália. Foi da cidade de Savona que os franceses tiraram a palavra Savon, sabão, e o diminutivo Savonnette, sabonete.

 

Por que as lentes fotocromáticas escurecem quando expostas ao sol?

As lentes fotocromáticas escurecem quando expostas ao sol por causa de uma reação química.

O escurecimento ocorre devido a uma reação química. Na fabricação do vidro, são adicionados à mistura compostos de prata (cloretos, brometos e iodetos) sensíveis à luz. Pronta a lente, a prata se distribui no vidro na forma de cristais microscópicos. Na presença da luz, estes iniciam a reação de escurecimento – e a lente fica com uma cor lilás-clara. A reação é semelhante à do nitrato de prata numa emulsão fotográfica. A diferença é que nas lentes a reação é reversível, ou seja, longe do sol, tornam a clarear.

 

Como funciona o forno de microondas?  

Explicação sobre o surgimento e funcionamento do forno de microondas.

Microondas são ondas eletromagnéticas de alta freqüência, como as de rádio. Em 1939, o físico americano Albert Wallace Hull desenvolveu o magnetron, um gerador de microondas para radar. Dez anos depois, o engenheiro americano Percy Lebaron Spencer percebeu, por acaso, que um copo de leite aquecia quando próximo de um magnetron. Diretor de uma indústria eletrônica, Spencer logo vislumbrou as possibilidades do gerador na cozinha. Assim surgiu, no início dos anos 50, o primeiro forno de microondas. Nele as microondas geradas pelo magnetron são espalhadas por uma hélice e refletidas pelas paredes metálicas sobre o alimento, fazendo suas moléculas vibrarem numa freqüência altíssima. A fricção entre as moléculas produz calor - o mesmo calor que se obtém, por exemplo, ao esfregar as mãos. Ao contrário do que acontece com os fornos comuns, no forno de microondas só o alimento é aquecido.

 

Por que uma garrafa de cerveja, retirada do congelador ainda líquida, congela em contato com as mãos?

O calor humano altera o equilíbrio de uma cerveja retirada do congelador devido a uma brusca mudança no seu estado de sobrefusão.

Ao sair do congelador ainda líquida, a cerveja está em sobrefusão, como se diz em Física. Esse estado é muito instável e, por isso, qualquer mudança provoca a solidificação brusca do líquido. Assim, quando se segura a garrafa pelo bojo, o calor da mão altera o equilíbrio instável da bebida, fazendo-a congelar-se. É por essa razão que garçons experientes seguram a garrafa de cerveja pelo gargalo, onde a quantidade de líquido é mínima, para evitar que ela seja servida congelada.

 

Por que a temperatura ambiente diminui com a altitude, apesar da menor distância do sol?

A temperatura ambiente diminui com a altitude devido à maior distância do nível do mar.

A principal razão para a diminuição da temperatura em lugares mais altos é a maior distância da superfície da Terra, aquecida pelo sol. Isso acontece porque o ar, sendo mau condutor de calor, praticamente não é aquecido pelos raios solares. Quanto mais longe se estiver do nível do mar, mais baixa será a temperatura. É como se aproximar ou se afastar de uma panela quente: não sentimos nada a 2 metros de distância; porém, a 2 centímetros, o calor será considerável. Além disso, a temperatura diminui na mesma proporção que a pressão. Ora, como a pressão atmosférica diminui com a altitude, a temperatura também diminui. No alto de uma montanha, a aproximação do Sol é insignificante e não influi na variação de temperatura, porque o Sol está a 150 milhões de quilômetros da Terra.

 

Como o vaga-lume evite sua luz?

O vaga-lume emite luz devido a um fenômeno químico denominado bioluminescência, que serve para aproximar macho e fêmea.

A explicação está num fenômeno químico chamado bioluminescência e serve para aproximar macho e fêmea. A produção da luz depende de uma substância chamada luciferina; em contato com o ar e com uma enzima chamada luciferase, ela produz luz fria amarelo-esverdeada. O vaga-lume controla a intensidade e a freqüência dos lampejos variando o suprimento de ar do órgão luminescente, localizado no abdômen. Cada espécie de vaga-lume tem sua freqüência própria.

 

Por que os icebergs são compostos de água doce

Os icebergs são compostos de água doce pois são formações oriundas das neves da Era Glacial. Sua idade média é de aproximadamente cinco mil anos.

Os icebergs são enormes blocos que se desprendem das geleiras – formações oriundas das neves da Era Glacial – existentes no oceanos polares. Portanto, são de água doce. Os icebergs não devem ser confundidos com água do mar congelada, até porque sua idade média é da ordem de 5 mil anos, enquanto a água do mar congelada no inverno raramente resiste ao primeiro verão.

 

Como funciona o microscópio eletrônico?

O microscópio eletrônico funciona por um feixe de elétrons emitidos por um filamento de tungstênio que passa por um campo eletromagnético e, como uma lente, concentra-se sobre o objeto de estudo.

Em 1924, o físico francês Louis de Broglie (1892-1987), Prêmio Nobel de 1929, demonstrou que um feixe de elétrons podia descrever um movimento ondulatório, como a luz, mas com um comprimento de onda menor, o que permite ampliações muito melhores. No microscópio eletrônico, surgido em 1933, um feixe de elétrons emitido por um filamento de tungstênio passa por um campo eletromagnético que, como uma lente, concentra-o sobre o objeto de estudo. Este só pode ser analisado dentro de uma câmara de vácuo, para que os elétrons não sofram desvios na trajetória, pelo contato com o ar. Depois de atravessar o objeto, os elétrons passam por outros campos eletromagnéticos que ampliam e projetam a imagem contrastada sobre um tela fluorescente. O contraste ocorre porque as áreas mais densas da amostra retêm mais elétrons e aparecem mais escuras na tela. A imagem é ajustada variando-se a intensidade da corrente que gera os campos eletromagnéticos, produzindo ampliações de até 200 vezes.

 

Do que são constituídos os anéis de saturno?

Os anéis de Saturno são constituídos por fragmentos de rochas recobertos por uma camada de gases, que, devido a baixa temperatura, transformou-se em gelo.

Segundo puderam averiguar as sondas Voyager, lançadas m 1977, os anéis são formados por fragmentos de rochas recobertos por uma camada de gases. Esta, por causa da baixa temperatura, se transformou em gelo. Não se sabe ao certo a origem de tais fragmentos, mas a hipóteses mais aceita é a de que eles são partes de um ou mais satélites que explodiram quando sua órbita se aproximou demais do planeta. A enorme tensão causada pela oposição entre a força gravitacional, que atrai o satélite para perto do planeta, e a força centrífuga (de dentro para fora), que o empurra para longe, fez com que ele se destruísse.

 

Por que as explosões nucleares têm forma de cogumelo?

O cogumelo se forma pela ação e reação das colunas de ar quente e frio produzidas pela explosão nuclear.

Quando uma bomba atômica explode, provoca o surgimento de três tipos de onda: uma de origem térmica, outra de choque e outra de radiação. Com a explosão, a temperatura se eleva tão rapidamente que há tempo para o calor se dissipar no ambiente. Como se estivesse numa chaminé, o calor sobe, procurando zonas mais frias para se expandir. A certa altura, a pressão provocada pelo onda de choque diminui e permite que o ar frio em volta assimile o excesso de calor da reação nuclear. Assim, ao sair da "chaminé", a coluna térmica e radioativa se abre e os gases extremamente quentes produzidos pela explosão enfim se expandem, abrindo o "guarda-chuva" do "cogumelo" atômico.

 

Quem inventou o vidro?

Os mais antigos artefatos e vidro foram encontrados no Egito.

O vidro é composto basicamente de três elementos – sílica (areia), soda cáustica e cal – que, submetidos a temperaturas de até 1.700ºC, derretem e se cristalizam rapidamente. Sua origem é incerta. Os mais antigos artefatos de vidro conhecidos são contas feitas há cerca de 4.500 anos, encontradas no Egito. Os antigos vidraceiros egípcios esculpiam blocos de vidro maciço. Po volta de 2.000 a.C. começaram a fabricar pequenas vasilhas, de forma semelhante à da cerâmica: massa de vidro, parecida com melaço, era despejada num molde de barro. E, 1.500 anos depois, começaram a fabricar vidros para janelas: o vidro derretido era espalhado numa mesa de bordas altas e alisado com um rolo. Aparentemente foram os babilônios que descobriram, por volta do século II a.C., que o vidro é maleável. Nessa época, surgiu o "ferro de assoprar", um cano de 1,5 metro com o qual o vidro era inflado e, com instrumentos apropriados, moldado da forma desejada.

 

Por que, nos desertos, a temperatura é alta durante o dia e à noite cai abaixo do zero?

O ar dos desertos, com seu baixo teor de umidade, não retém o calor recebido durante o dia. Assim, sem nenhuma reserva de calor, a temperatura cai muito durante a noite.

Isso ocorre porque o ar dos desertos, com seu baixo teor de umidade, não retém o calor recebido durante o dia. Normalmente, o vapor de água no ar funciona como uma espécie de garrafa térmica, acumulando calor para a noite. Como o ar do deserto é muito seco, praticamente toda a energia térmica se perde. Além disso, a areia absorve calor numa camada muito fina, o que faz o solo se resfriar em pouco tempo. Assim, depois do pôr-do-sol, sem nenhuma reserva de calor, a temperatura pode cair de tórridos 40 graus para siberianos 10 negativos.

Aurora

A aurora polar acontece quando partículas elétricas provenientes do Sol chegam perto da Terra e são atraídas pelo seu campo magnético, na direção dos pólos.

Como ocorrem as auroras polares?

Aurora polar é um fenômeno luminoso das camadas mais altas da atmosfera (de 400 a 800 quilômetros), que pode ser observado nas proximidades dos pólos. No pólo norte chama-se aurora boreal; no sul austral. A aurora acontece quando partículas elétricas (fótons e elétrons) provenientes do Sol chegam às vizinhanças da Terra e são atraídas pelo campo magnético, na direção dos pólos. Quando alcançam a atmosfera, as partículas se chocam com átomos de oxigênio e nitrogênio, num processo semelhante à ionização de gases num tubo de lâmpada fluorescente, que produz radiação em vários comprimentos de onda as cores características da aurora, fortes e cintilantes, que se estendem por até dois mil quilômetros.

 

Como funciona uma célula fotovoltaica?

A célula fotovoltaica funciona quando a luz incide sobre certas substâncias e desloca elétrons que, circulando livremente de átomo para átomo, formam uma corrente elétrica.

A célula fotovoltaica é uma aplicação prática do efeito fotoelétrico, descoberto em 1887 pelo físico alemão Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894) e explicado em 1905 por Albert Einstein (1879-1955). Quando a luz incide sobre certas substâncias, descola elétrons que, circulando livremente de átomo para átomo, formam uma corrente que pode ser armazenada. A célula fotovoltaica que transforma a luz (natural ou artificial) diretamente em eletricidade, é composta geralmente por uma placa de ferro recoberta por uma camada de selênio e uma película transparente de ouro. A luz atravessa a película, incide sobre o selênio e retira elétrons, que são atraídos pelo outro, um ótimo condutor de eletricidade. A película de ouro é conectada à placa de ferro, que recebe os elétrons e os devolve para o selênio, fechando o circulo e formando uma corrente contínua (como a das pilhas comuns), de pequena intensidade. Esse tipo de energia, comum em satélites de comunicação, só não é utilizado em larga escala devido ao seu baixo rendimento, servindo apenas para projetos experimentais e alguns tipos de relógios e calculadoras.

 

Por que o ferro parece mais frio que a madeira?

Porque o ferro é trezentas vezes melhor condutor de calor do que a madeira.

A uma mesma temperatura, materiais diferentes podem dar a sensação de mais calor ou mais frio. Tudo depende da intensidade com que transmitem o calor. O ferro é aproximadamente trezentas vezes melhor condutor de calor que a madeira. Por isso, quando se encosta a mão num objeto de ferro, o material como que rouba o calor da mão, esfriando-a rapidamente. Com um pedaço de madeira não se percebe esse esfriamento porque a madeira retira o calor da mão muito lentamente. Essa é a razão pela qual se pode segurar um pedaço de madeira em brasa, por uma extremidade fria, sem queimar a mão; com uma barra de ferro, mas mesma condições, a queimadura é quase certa.

 

Como a ostra produz a pérola?

A ostra, para defender-se de alguns intrusos, ataca-o com um uma substância segregada no manto; tal substância, depositada sobre o invasor, cristaliza-se rapidamente, iniciando a formação da pérola.

A pérola é o resultado de uma reação natural da ostra contra invasores externos, como certos parasitas que procuram reproduzir-se hospedados nela. Para isso, se alojam no manto, uma fina camada de tecido que protege as vísceras da ostra. Ao defender-se do intruso, a ostra ataca-o com uma substância segregada no manto, chamada nácar ou madrepérola., composta de 90 por cento de um material calcário chamado aragonita (CaCO3), 6 por cento de material orgânico (conqueolina, o principal componente da concha externa) e 4 por cento de água. O nácar é depositado sobre o invasor em camadas concêntricas, cristalizando-se rapidamente. O tempo médio de maturação de uma pérola é de três anos. O processo pode ser induzido artificialmente introduzindo-se um grão de areia, por exemplo.

 

Como a luneta infravermelha possibilita a visão no escuro?

Devido a um tubo conversor sensível à radiação infravermelha e colocado dentro de uma luneta, é possível enxergar no escuro.

A radiação infravermelha foi descoberta em 1800, pelo astrônomo alemão naturalizado inglês William Herschel (1738-1822). Todo corpo sólido a uma temperatura acima do zero absoluto (menos 273 graus centígrados) emite radiação infravermelha, invisível ao olho humano. Durante a Segunda Guerra Mundial foi desenvolvido o tubo conversor de imagens infravermelhas, usado em binóculos e lunetas infravermelhos. Esse conversor é composto de um tubo à vácuo que tem um fotocátodo (eletrodo sensível à luz) sensível à radiação infravermelha. O objeto a ser visualizado é aí focalizado. Conforme a radiação recebida, o fotocátodo emite elétrons, que são projetados numa tela, gerando assim uma imagem na outra ponto do tubo. Com o tudo só tem sensibilidade para visualizar objetos incandescentes, é necessária uma lâmpada infravermelha para iluminar a cena. Assim, uma luneta infravermelha permite enxergar, à noite, tudo que esteja num raio de 100 metros.

 

Como se avalia a intensidade de um abalo sísmico através da escala Richter

A intensidade de um abalo sísmico é avaliado através da escala Ritcher, a partir da energia mecânica liberada.

Os abalos sísmicos são classificados de acordo com a energia mecânica, ou onda de choque, que liberam. A escala Richter começou a ser usada em 1935, introduzida pelo sismólogo americano Charles Francis Richter (1900-1985). Ele pretendia empregá-la apenas para medir a intensidade de terremotos no sul da Califórnia, detectados por um sismógrafo. Na forma mais simples, trata-se de um pêndulo com oscilação controlada, fixo numa sólida base de concreto, que registra tremores em três direções, duas horizontais e uma vertical. Assim, os mais fracos terremotos receberam valores próximos de zero. A escala foi construída de tal forma que cada acréscimo de uma unidade representasse um aumento de dez vezes na magnitude do terremoto. O zero dessa escala equivale aproximadamente ao choque produzido por um homem ao saltar de uma cadeira. A escala Richter foi adotada em todo o mundo devido ao seu método objetivo de avaliação. A escala atual contém também números negativos, para abalos praticamente imperceptíveis.

 

Por que, quando se olha a roda de veículos em movimento, tem-se a impressão de que ela está girando pra trás?

Quando olhamos a roda de veículos em movimento, temos a impressão de que ela está girando para trás, devido ao efeito estroboscópico, que se percebe somente á noite com lâmpadas de mercúrio ou no cinema.

É o chamado efeito estroboscópico, que se percebe somente à noite, com lâmpadas de mercúrio, ou no cinema, como as rodas de uma diligência, por exemplo. No cinema, para cada segundo de filme, são necessárias 24 fotografias que, projetadas sucessivamente, dão a sensação de movimento. Assim, o menor intervalo percebido pela câmera é de 1/24 de segundo. O que ocorre em intervalos menores não é registrado. Por isso, tudo depende da frequência com a qual os raios passam por um ponto de referência: se um desses raios levar exatamente 1/24 de segundo para ficar na posição do próximo raio, as 24 fotos necessárias, quando projetadas, mostrarão esse raio parado. Se os raios levarem menos do que 1/24 de segundo para trocar de lugar, a roda parecerá girar para a frente, lentamente, pois a cada foto os raios terão se adiantado um pouquinho; se forem mais lentos, a roda parecerá rodar para trás, pois os raios, a cada volta, se atrasarão mais. Esse fenômeno pode ocorrer à noite, sob iluminação artificial, pois qualquer lâmpada – menos as incandescentes – pisca sessenta vezes por segundo, cortando o movimento da mesma forma que o filme.

 

Como funciona um mostrador de cristal líquido?

O cristal líquido, funciona através do efeito eletroótico.

Somente no estado sólido as moléculas de uma substância mantêm uma estrutura ordenada – cristalina. O cristal líquido, no entanto, é uma substância orgânica que flui com um líquido, mas têm, à semelhança de um cristal, alinhamento parcial de suas moléculas. Suas ligações moleculares são muito fracas e, por isso, facilmente afetadas por campos elétricos. Isso torna possível sua visualização por meio de um efeito eletroótico: quando submetido à corrente elétrica, o cristal líquido, que é transparente, torna-se opaco. Basicamente, um visor de cristal líquido, ou LCD (Liquid Crystal display), é um sanduíche de duas finíssimas fatias de vidro plano transparente com o cristal dentro, fechado hermeticamente por fusão. Utilizado em calculadoras, relógios, computadores etc... o cristal líquido foi descoberto em 1971, nos Estados Unidos, até hoje sua composição é um segredo industrial.

 

O que aconteceria com um objeto jogado em um poço que atravessasse a Terra?

Se um objeto fosse jogado em um poço que atravessasse a Terra, ele iria oscilar para sempre de uma extremidade à outra, devido à atração gravitacional.

Se um poço de 1 metro de diâmetro fosse escavado através da Terra, um tijolo que caísse dentro dele teoricamente iria oscilar para sempre de uma extremidade a outra. A medida que o tijolo fosse descendo, sua velocidade aumentaria, devido à atração gravitacional. Ao passar pelo centro da Terra sua velocidade alcançaria o máximo; a partir desse ponto começaria a frear, pois então estaria sendo atraído em sentido inverso pela gravidade., até alcançar a boca oposta do poço. Dali voltaria a cair – ou subir –, como se tivesse sido jogado novamente – e assim sucessivamente. Para que isso acontecesse, o poço ideal teria que ser feito de pólo a pólo, a fim de que a rotação da Terra não interferisse no movimento; seria necessário o vácuo no interior do buraco, para que não houvesse resistência do ar; e, finalmente, o tijolo teria de ser resistente ao calor do interior da Terra. Observadas essas condições, calcula-se que a viagem de um lado a outro do poço demoraria cerca de 45 minutos.

 

Como surgiu o palito de fósforo?

O elemento fósforo foi descoberto em 1669 onze anos mais tarde, o físico inglês, Robert Boyle, inventou o palito de fósforo, que só foi aprimorado em 1855.

Em 1669, um alquimista de Hamburgo, Alemanha, chamado Henning Brandt descobriu acidentalmente o elemento fósforo numa de suas tentativas de transformar metais em ouro. A descoberta chegou ao conhecimento do físico inglês Robert Boyle (1627-1691), que inventou, onze anos mais tarde, uma folha de papel áspero coberta de fósforo, acompanhada de uma varinha com enxofre numa das pontas. O invento, no entanto, era apenas uma curiosidade muito cara. Foi somente em 1826 que os palitos de fósforo, então com 8 centímetros de comprimento, começaram a se popularizar. O inconveniente era que os palitos costumavam incendiar-se sozinhos dentro da embalagem. Esse problema seria resolvido somente em 1855, com o surgimento do "fósforo de segurança". Nele, os ingredientes inflamáveis foram separados em dois: Parte na cabeça do palito, parte no lado de fora da caixa, junto com o material abrasivo.

 

Como é determinada a idade de um fóssil?

A idade de um fóssil é determinada pelo estudo da seqüência, da quantidade de camadas e do que elas contém.

Cada camada de uma rocha sedimentar é característica de um período geológico específico. Assim , pelo estudo da sequência, da quantidade de camadas e o que elas contêm, é possível determinar uma cronologia padrão. Se, por exemplo, um conjunto de organismo puder ser colocado em ordem cronológica de acordo com a sequência de sedimentos depositados em determinado local, isso poderá fornecer um padrão básico, com o qual registros fósseis isolados possam ser comparados e ter sua idade relativa estimada. Para o chamado cálculo da idade absoluta de um fóssil, existe a datação radiativa. Esse método depende da presença de certos isótopos radioativos comuns na atmosfera. Como esses isótopos se degradam, ou seja, perdem a radioatividade num ritmo constante e conhecido, é possível calcular sua idade a partir da radioatividade residual.

 

Peixe elétrico

O peixe elétrico gera eletricidade através dos órgãos que se localizam ao longo de quase todo o corpo. Derivam de tecidos musculares, modificados que, em vez de contrair, como fazem os músculos, liberam energia para o meio ambiente.

Como os peixes-elétricos geram eletricidade?

A capacidade de certas espécies de peixes de produzir eletricidade eqüivale a um sexto sentido utilizado para capturar presas e também como defesa contra predadores. Entre esses peixes, destacam-se as arraias, torpedos, enguias e ainda o poraquê, encontrado na Amazônia. Os órgãos elétricos localizam-se ao longo de quase todo corpo e são capazes de gerar uma descarga de até 600 volts. Derivam de tecidos musculares modificados que, em vez de usar impulsos elétricos para se contrair como fazem os músculos comuns, liberam essa energia para o meio ambiente. Surge assim, à volta do peixe, um campo elétrico que, ao ser modificado pela presença de um corpo estranho, alerta o peixe e este emite uma descarga elétrica no intruso.

 

Por que a água do mar é salgada?

A água do mar é salgada porque por milhões de anos a chuva formou cursos de água, que dissolveram as rochas de todos os períodos geológicos, nas quais o sal era abundante.

Durante milhões de anos, a chuva formou cursos de água, que por sua vez dissolveram lentamente rochas de todos os períodos geológicos, nas quais o sal comum, cloreto de sódio (NaCI), é encontrado em abundância, e o levaram ao mar. Como todos os rios correm para o mar, este fica com quase todo o sal; já os rios são doces porque contêm pouco sal. A salinidade de uma massa de água evaporação depende principalmente da taxa evaporação, que determina a concentração de sal. Além disso, partículas de cloro e de sódio em suspensão na atmosfera são levadas também pela chuva, completando o processo. Os lagos e açudes podem tornar-se salgados, devido á evaporação causada pelo calor – como ocorre no Nordeste brasileiro. Por essa mesma razão, os mares tropicais são mais salgados que os polares.

 

Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

Resposta à questão sobre o que surgiu primeiro: o ovo ou a galinha.

A galinha. Todos os organismos descendem de outros, mais primitivos. Por isso, a galinha, tal como conhecemos, teve de surgir antes de pôr o primeiro ovo. Ela deriva de um outro animal menos evoluído. O ovo é apenas uma questão de nomenclatura, analisa Décio Altimari, professor de genética da Santa Casa de São Paulo. Uma célula pode ser considerada um ovo, no sentido de unidade básica, a partir da qual, por exemplo, o ser humano é concebido. Ademais, somente depois de se desenvolver é que um organismo pode se reproduzir.

 

Como o mercúrio é obtido, se é líquido no estado natural?

O mercúrio é obtido combinado com outros elementos e a temperatura abaixo de 38 graus centígrados.

O mercúrio é o único metal líquido á temperatura ambiente porque seu ponto de fusão é muito baixo: menos 38 graus centígrados. Isso quer dizer que somente abaixo dessa temperatura ele é sólido, se não estiver combinado com outros elementos. Encontra-se, na maioria das vezes, na forma de sulfeto de mercúrio (HgS), um minério avermelhado ou preto, conhecido como cinábrio – geralmente associado a traços de ouro, prata, ferro, zinco, antimônio ou platina. A purificação desse minério é feita por um dos métodos mais simples de extração metalúrgica: o cinábrio é aquecido numa fornalha a aproximadamente 600 graus, temperatura a qual o minério sublima, isto é, passa diretamente do estado sólido para o gasoso. O vapor de mercúrio é então coletado em uma série de tubos densadores, passando para o estado líquido conhecido.

 

O que é a barreira do som?

Barreira do som é o limite de velocidade no qual um avião pode se deslocar no ar sem entrar em conflito com as ondas sonoras emitidas por ele próprio.

O som se propaga no ar em ondas concêntricas, como acontece com uma pedra ao cair dentro de um lago. A barreira do som é o limite de velocidade na qual um avião pode se deslocar no ar sem atropelar as ondas sonoras emitidas por ele próprio. A velocidade do som no ar é de 340 metros por segundo (1200 km/h), aproximadamente. A medida que o avião acelera, essas ondas vão se juntando e ficando como que empilhadas a sua frente, como uma série de barbantes entrelaçados. Quando o avião finalmente consegue voar a uma velocidade superior à das ondas, rompe esse cordão imaginário, produzindo um ruído semelhante a um trovão. Rompida a barreira do som, não há mais estrondos, pois, embora as frentes de ondas continuem a se propagar, vão ficando para trás, e vôo é silencioso. O primeiro vôo supersônico foi realizado em 14 de outubro de 1947, pelo americano Chuck Yeager, pilotando um Bell X-1.

 

O volume de água existente na terra é constante?

O volume de água do planeta é constante, o que varia é a quantidade disponível, diferença entre o volume total de água armazenada no subsolo e nas geleiras.

Sim. Como um sistema fechado, o volume total absoluto de água no planeta é constante. O ciclo hidrológico não tem começo nem fim e envolve muitos processos, desde a evaporação – os oceanos respondem por 98% do total evaporado – até o acúmulo de água das chuvas, que volta aos rios e mares, e a infiltração, que formará cursos de água subterrâneos. A diferença entre o volume total e a água armazenada no subsolo e nas geleiras representa a quantidade disponível. Esta, sim, varia, mas em períodos que podem se estender de cem a 1 milhão de anos.

 

Por que os planetas têm forma esférica?

Os planetas têm forma esférica devido à força gravitacional que se distribui igualmente em todas as direções.

Os planetas e, em geral, os demais corpos celestes são quase esféricos devido à gravidades, que se distribui igualmente em todas as direções, como Isaac Newton (1643-1727) explicou na sua Teoria da Gravitação Universal. Ao se esfregar massa de modelar entre as mãos, por exemplo, a massa toma naturalmente uma forma arredondada, porque está sob a ação de forças praticamente iguais e uniformes em todas as direções. No caso dos planetas, essa tendência teria sido acentuada pela rotação causada por forças liberadas no Big Bang, a grande explosão que teria dado origem ao Universo.

 

Se a luz se propaga em linha reta, por que o arco-íris é curvo?

O arco-íris é curvo porque cada raio de luz das sete cores sai da gota de água em sentido contrário e num raio de 42 graus em relação ao raio de luz incidente.

O arco-íris ocorre porque as gotas da água da chuva (ou de qualquer outra coisa que deixe partículas de água em suspensão, como neblina ou cachoeiras muito altas) funcionam como prismas, ou seja, decompõem a luz solar em vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul anil e violeta. Cada raio de luz dessas sete cores sai da gota em sentido contrário e num ângulo de 42 graus, aproximadamente, em relação ao raio de luz incidente. Por isso, para observar o arco-íris, é necessário estar entre o Sol e a Chuva; e o Sol não deve nem estar muito alto nem muito baixo, para que a luz alcance o observador no ângulo ideal de 42 graus. O arco-íris é curvo porque essa é a única forma de os raios de luz formarem ângulos de 42 graus, de onde quer que se olhe. É como desenhar uma semicircunferência como um compasso aberto de 42 graus: todos os pontos de arco "olharão" o centro do compasso no mesmo ângulo.

 

Qual a função da água no corpo humano?

A água tem papel fundamental no corpo humano pois exerce diversas funções, como transporte de alimento, lubrificação de tecidos e articulações, entre outras.

A água, que representa cerca de 70 por cento do peso de um homem, é indispensável á vida, pois exerce uma série de funções. Para citar apenas algumas: transporta alimentos, resíduos e sais minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células: e regula a temperatura. Tudo isso é possível porque "a água é o solvente biológico universal, ou seja, permite que outros elementos reajam entre si, formando novos compostos", explica Roberto Douglas, professor de Fisiologia da Santa Casa de São Paulo.

 

É verdade que a formiga pode erguer objetos mais pesados que ela própria?

Tanto a formiga quanto os artrópodes (aranhas, escorpiões) e também os crustáceos conseguem erguer objetos mais pesados do que eles próprios, devido à estrutura dos seus esqueletos.

Sim. Não só a formiga, que é um inseto, mas os artrópodes em geral, como aranhas e escorpiões, e também os crustáceos têm essa capacidade, devido à estrutura de seu esqueleto. A formiga tem um esqueleto extremamente leve, apenas uma camada muito fina em relação a sua massa muscular. Assim, o corpo de uma formiga é, na sua maior parte, músculos. Uma saúva, por exemplo, pode levantar catorze vezes o seu peso e percorrer 1 quilômetro por dia. Em termos humanos, isso equivaleria e erguer uma tonelada e ir de São Paulo a Buenos Aires num só dia.

 

Por que os pólos magnéticos da Terra não coincidem com os pólos geográficos?

Os pólos magnéticos da Terra não coincidem com os pólos geográficos devido à movimentação de cargas elétricas, que desloca o eixo magnético do planeta.

Em 1600, o médico e físico inglês William Gilbert (1544-1603) descobriu que o globo terrestre tinha as mesmas características magnéticas de um ímã. Foi ele quem concluiu que uma bússola se alinha na direção norte-sul por ser esta direção aproximada do eixo magnético da Terra. Os pontos em que esse eixo corta a superfície terrestre não são fixos; os chamados pólos geomagnéticos distam cerca de 800 quilômetros dos pólos geográficos. Atualmente, a teoria mais aceita para explicar o geomagnetismo é a do físico alemão Walter Maurice Elsasser, nascido em 1904. Ele afirmou que o campo magnético da Terra é gerado por correntes elétricas que fluem no núcleo metálico e líquido do planeta. A movimentação desse líquido, ao fazer com que as correntes elétricas mudem de direção constantemente, causaria a variação do campo magnético.

 

Como funcionam os detergentes

Detergentes ajudam a água a umedecer melhor os objetos e quebram as partículas de gordura, impedindo que se reaglutinem.

Os detergentes são substâncias tensoativas, isto é, diminuem a tensão superficial – a capacidade que as moléculas de água têm de ser manter unidas fortemente. Com as ligações, entre suas moléculas, enfraquecidas, a água umedece mais facilmente o objeto a ser levado. Em outras palavras, o detergente deixa a água mais "molhada" porque, em pequenos grupos de moléculas, ela penetra melhor na superfície suja. Isso acontece porque as longas moléculas do detergente contêm dois grupos de átomos: uns que se dissolvem facilmente em gordura, mas não em águas; em outros que se dissolvem em água, mas não em gordura. Por isso, a solução água-detergente consegue emulsionar a gordura, ou seja, "quebra" as películas de gordura em uma infinidade de gotículas microscópicas, que ficam dispersas na solução. A espuma tem um efeito mecânico na limpeza; mantendo as partículas de sujeira sólida em suspensão, estas não se redepositam na superfície lavada.

 

Os peixes dormen?

Os peixes não dormem, mas precisam repousar; caso contrário, morreriam de cansaço.

Não. Todos os animais, inclusive os organismos unicelulares, alternam estados de vigília e repouso. Mas isso não significa que todos durmam de acordo com o conceito humano de sono. O período de repouso dos peixes, mesmo sem terem pálpebras, consiste num aparente estado de imobilidade, no qual eles mantêm seu equilíbrio por meio de movimento muito lentos. Algumas espécies descansam deitando-se sobre o fundo do mar ou do rio, outras se escondem entre vegetações densas ou em buracos. O que varia é a forma, não o descanso em si. Sem repousar, o peixe morreria de cansaço. Pesquisas recentes indicam que até o tubarão, conhecido como um nadador incansável, também tem períodos de repouso.

 

Como as árvores puxam a água do solo até as folhas?

Pela ação capilar, as árvores levam água e nutrientes através de toda a sua estrutura.

Por meio da tensão superficial da água, a propriedade que suas moléculas têm de ficar fortemente unidas entre si, como se estivessem costuradas umas ás outras. Isso permite, por exemplo, que um mosquito "ande" sobre uma poça de água (composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio). Além disso. Os átomos de hidrogênio se ligam aos átomos de oxigênio de qualquer molécula, de qualquer material – animal, vegetal ou mineral –, num processo chamado ação capilar. Uma molécula de água do solo adere ás raízes, carregadas de oxigênio, onde ela encontra outra molécula. Uma se ligará a outra e assim sucessivamente, formando uma longa corrente que sobe até o topo da árvore. À medida que uma molécula evapora na superfície de uma folha, outra, por assim dizer, é bombeada da corrente para tomar o seu lugar. A imensa força das ligações moleculares torna a corrente praticamente inquebrável. Pela ação capilar, as árvores levam água e nutrientes através de toda a sua estrutura.

 

Para que serve o aerofólio de um carro de Fórmula 1?

O aerofólio tem a função de diminuir as turbulências causadas pelo vento; graças a ele os carros de Fórmula 1 alcançam velocidades maiores sem necessidade de motores mais possantes.

A função do aerofólio é diminuir as turbulências causadas pelo vento. Graças a ele, os carros de corrida alcançaram velocidades maiores sem necessidade de motores mais potentes. O segredo está na aerodinâmica; os aerofólios tem a forma das asas dos aviões, só que montados ao contrário. Enquanto, nos aviões, a borda posterior das asas é virada para baixo, nos carros de fórmula 1 é virada para cima. Assim, o ar flui por baixo do aerofólio mais rapidamente, a uma pressão menor do que por cima. Com isso, o ar que flui por cima cria uma pressão aerodinâmica – da ordem de centenas de quilos – que comprime o carro contra o asfalto e garante a estabilidade. A pressão ideal é conseguida variando-se o ângulo de montagem.

 

O que é sol da meia-noite?

É um fenômeno que ocorre nas proximidades dos pólos, quando o Sol não se põe durante pelo menos 24 horas.

É um fenômeno que ocorre nas proximidades dos pólos, quando o Sol não se põe durante pelo menos 24 horas. Isso acontece porque a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita faz com que o Sol incida quase perpendicularmente sobre os pólos, em posição que se alternam de seis em meses. Nos pólos propriamente ditos, tantos o dia solar quanto a noite duram teoricamente um semestre, porque os períodos efeitos de luz e escuridão são modificados também pelas auroras boreais. A passagem para o dia ou para a noite polar ocorre nos equinócios – quando a duração das horas de Sol é igual em toda a Terra.

 

Quando surgiu a pasta dental?

Surgiu há aproximadamente 4 mil anos, no Egito.

Há cerca de 4 mil anos, no Egito. Tratava-se de um creme altamente abrasivo e adstringente, à base pedra-pomes pulverizada e vinagre. O preparador era esfregado nos dentes com um pequeno ramo de árvore. Os romanos, no século I, acrescentaram um insólito anti-séptico na sua fórmula: urina humana, para deixar os dentes mais brancos. Isso ocorria – descobriu-se recentemente – devido à ação detergente da amônia (NH3). Hoje em dia, as pastas contêm basicamente uma substância aromática, uma substância abrasiva e, evidentemente, sabão.

 

Por que a chuva cai em gotas?

Porque é desse modo que a água se acumula no interior das nuvens.

Porque é desse modo que a água se forma no interior das nuvens. Nuvens são aglomeradas de microgotículas de água surgidas por condensação – passagem do estado gasoso para o líquido – de vapor na atmosfera. Por serem muitos leves, essa gotículas, cujo diâmetro é da ordem de milésimos de centímetro, flutuam como poeira em suspensão. Somente quando se juntam devido a choques e forma gotas maiores, de pelo menos 2 milímetros de diâmetro, é que adquirem peso suficiente para cair.

 

Por que a água escoa em movimento circular no ralo da pia?

A água escoa em movimento circular devido à força de Coriolis, criada pela rotação da Terra, variando conforme o hemisfério.

O movimento é causado pela chamada força de Coriolis, criada pela rotação da Terra. A velocidade de rotação diminui do equador aos pólos, à medida que diminui a circunferência do planeta, influenciando qualquer movimento e causando desvios em direção ao equador. No hemisfério norte, o desvio é para a direita, o que faz com que os redemoinhos de água se formem e girem no sentido dos ponteiros do relógio. No hemisfério sul, onde o desvio é para a esquerda, os redemoinhos giram e se formam em sentido contrário. Sobre o equador, o desvio não ocorre e a água escorre em direção reta.

 

Como funcionam os silenciadores de armas automáticas?

O silenciador de armas automáticas é um dispositivo que diminui a rapidez de escape dos gases, abafando o ruído.

O estampido das armas de fogo é produzido pelo rápido escape dos gases resultantes da explosão da pólvora. O silenciador é um dispositivo que diminui a rapidez de escape dos gases, abafando desse modo o ruído. Consiste em um cilindro fixado à boca da arma, contendo uma série de câmaras separadas umas das outras por abafadores metálicos com orifícios centrais. A bala atravessa os orifícios deixando atrás os gases que se espalham pelas câmaras antes de sair para a atmosfera. O aparelho não é eficaz para balas de rifles, cuja velocidade é maior que a do som, o que produz por si só um estampido. Tampouco serve em revólveres, já que não impede o escape de gases pelo cilindro que contém os cartuchos.

 

Por que a água apaga o fogo?

A água pode apagar o fogo pois afasta o oxigênio que o alimenta.

O fogo pode ser apagado ao ser resfriar o material em chamas, ao se retirar o fornecimento de oxigênio ou ao se interferir nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: a sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor, substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio que alimenta a combustão.

 

É verdade que as pilhas gastas se recarregam na geladeira?

Não, pois possuem produtos químicos que diluem a camada de gases contida nelas.

Não. A pilha comum, chamada seca, utilizada nos brinquedos e aparelhos eletrônicos e domésticos, só descarrega – e não recebe – energia, devido ao seu líquido condutor de elétrons, selado e imobilizado. A pilha funciona com um pólo positivo e outro negativo, separados por gases, fazendo passar uma corrente elétrica pelo líquido. As baixas ou altas temperaturas, o choque térmico dilui a camada isolante de gases no líquido, despolarizando a pilha, que funcionará até polarizar-se novamente, logo a seguir. As próprias pilhas têm produtos químicos para diluir a camada de gases, mas eles tendem a perder o efeito com o tempo.

 

Por que a base da chama do fogo é azul?

A cor da chama depende do material de combustão e temperatura, logo, nem todas as chamas são azuis.

Manifestação visível do fogo, a chama resulta no aquecimento até a incandescência de minúsculas partículas de combustível parcialmente queimado. Sua cor depende do material em combustão e da temperatura. Três áreas distintas constituem a chama. A mais interna, que consiste em gás não queimado, é escura e fria. No fino manto azulado que a recobre, o combustível começa a reagir com o ar rico em gás do próprio material queimado. O oxigênio da atmosfera difunde, então, a chama no cone externo, de coloração mais violeta. Devido à presença, em alguns tipos de chama, de partículas incandescentes de hidrocarbono, aquele cone assume aspecto amarelado.

 

O que são alimentos liofilizados?

Alimentos liofilizados são alimentos desidratados, que, porém, mantêm seu valor nutritivo.

Trata-se de alimentos desidratados por um processo chamado sublimação. A água das células, congelada, passa diretamente do estado sólido para o gasoso. Indicado para produtos que tenham elementos sensíveis ao calor, como proteínas e vitaminas, a liofilização conserva as propriedades nutritivas, pois as membranas das células não se rompem com a perda do vapor de água. Na cozinha industrial, frutas e ovos, por exemplo, são lavados, descascados e fatiados. As carnes, pré-cozidas. A seguir, os alimentos são congelados e colocados em câmaras, cuja temperatura aumenta, enquanto a pressão do ar diminui. Isso faz com que os microcristais de gelo evaporem sem romper as estruturas moleculares, ao contrário do que acontece na desidratação simples. Praticada em pequena escala no Brasil há mais de dez anos, passa agora para a produção de alimentos disponíveis em supermercados.

 

Por que os cabelos embranquecem?

A cor do cabelo é determinada pela presença de melanina, hormônio produzido por células específicas da pele; com a idade os melanócitos perdem a capacidade de continuar produzindo melanina.

A intensidade da cor do cabelo depende da presença de melanina, hormônio produzido por células e especificas da pele, os melanócitos. Assim, muitas pessoas tem cabelo escuro porque produz este pigmento em maior quantidade que aquela de cabeleira castanha ou ruiva. A capacidade de produção de melanina é determinada geneticamente, daí algumas pessoas ficarem grisalhas antes de outras. Além disso, alterações hormonais provocadas por estados emocionais (desgosto, medo etc.) podem acelerar o processo. Mais a principal causa da descoloração do cabelo é o envelhecimento: com a idade, os melanócidos perdem a capacidade de continuar produzindo melanina.

 

Por que sentimos frio quando estamos com febre?

Sentimos frio quando estamos com febre devido a perda de calor na superfície do corpo.

A febre é o aumento da temperatura do corpo acima do normal (37, 5ºC), causado pelo desequilíbrio entre a produção de calor no organismo e a sua eliminação. A sensação de frio decorre da perda de calor na superfície do corpo, pela dilatação dos vasos sanguíneos da pele, irradiando mais calor para o exterior, o que faz com que se sinta o corpo quente. Geralmente, a febre é acompanhada de transpiração, que também abaixo a temperatura ao evaporar sobre a pele. O aumento do calor é devido à lesão de tecidos, o que leva à liberação de substância, como o pirógeno endógeno, que vão perturbar a termorregulação cerebral. A causa mais comum disso é a penetração de microorganismo (bactérias, vírus) no corpo. A febre aumenta a resistência de anticorpos.

 

Como o álcool embriaga?

A capacidade de metabolizar o álcool varia de indivíduo para indivíduo, mas a embriaguez em si é causada pela lentidão da digestão.

A capacidade de metabolizar o álcool varia de acordo com uma série de fatores, como etnia, sexo, idade e peso da pessoa. Mas é sempre um processo lento – um quarto de litro de cerveja leva duas horas e meia para ser eliminado do organismo. Por isso, a ingestão contínua de grande quantidade de bebida alcoólica acaba causando embriaguez, que não é senão o conjunto de sintomas da intoxicação. O processo é o seguinte: logo após ser ingerido, o álcool chega juntamente com o sangue a quase todas as células do corpo, afetando principalmente o cérebro. O suor, a urina, a saliva e a respiração eliminam juntos apenas 10 por cento do álcool. Cabe ao fígado produzir a enzina que digere a maior parte da bebida. Á medida que a concentração de álcool se eleva em relação às enzinas, aparecem os efeitos – da euforia inicial à perda de coordenação motora, no fim.

 

Quando o fumo emagrece

Estudo inglês explica por que as pessoas que fumam emagrecem.

Por que as pessoas tendem a engordar quando abandonam o cigarro? Porque os fumantes, responde um estudo inglês, queimam mais calorias do que os não-fumantes. Pesquisadores notaram que o metabolismo de pessoas pedalando bicicletas acelerava duas ou três vezes quando aspiravam nicotina. Para o endocrinologista paulista Nicolau Caivano, os primeiros cigarros do dia têm realmente esse efeito, mas, a partir de um certo número (variável) de cigarros, os receptores do cérebro ficam tão saturados de nicotina que esta deixa de acelerar o metabolismo. "Daí em diante, fumantes e não-fumantes passam a ter as mesmas chances de engordar", explica o médico.

 

Por que o som se propaga mais depressa na água?

A água é altamente elástica e muito mais condensada do que o ar; por isso, as ondas sonoras se propagam muito mais depressa.

O som se propaga em ondas a partir de uma fonte emissora, que comprime uma pequena massa de ar mais próxima em um volume menor. Sendo elástico, o ar tende a se expandir novamente tão logo a compressão acabe. Nessa expansão, a primeira massa de ar colide com outra, porção adjacente, que por sua vez repete o processo. Quanto mais elástico o meio, maior a velocidade. Ora, a água, além de altamente elástica, é mais condensada do que o ar, com moléculas muito próximas uma das outras, o que encurta o tempo entre as colisões que transmitem a onda sonora. A primeira tentativa séria de medir a velocidade do som em um líquido foi feita no século XIX pelo físico suíço Daniel Colladon. A velocidade média encontrada foi de 1 435 metros por segundo. No ar, a velocidade é de 331, 45 metros por segundo.

 

Como funciona uma placa solar?

As placas ou coletores solares funcionam quando as células fotovoltaicas são iluminadas ganhando um pólo positivo e outro negativo, como uma bateria comum.

As placas ou coletores solares servem para captar a energia da luz do Sol e converte-la em energia elétrica. As suas células fotovoltaicas, feitas de materiais semicondutores de eletricidade, como o silicone, são as responsáveis por essa conversão. Quando tais células são iluminadas, ganham um pólo positivo e outro negativo, como uma bateria comum. O efeito fotovoltaico foi descoberto, em 1887, pelo físico alemão Henrich R. Hertz (1857-1894). Esses geradores elétricos têm sido cada vez mais usados em aparelhos eletrônicos e em satélites. Fora da atmosfera terrestre, um sistema de placas solares é capaz de absorvem 14 por cento da energia solar que incide nelas. Cada metro quadrado de coletor fornece 170 watts (pouco menos que três lâmpadas comuns de 60 watts).

 

O que são ciclones, furacões e tufões?

São redemoinhos de vento que giram em torno de um centro de baixa pressão.

Os ciclones são redemoinhos de ventos que giram em torno de um centro de baixa pressão; isto é, um local onde o ar quente, que é demais leve, elevou-se, sendo substituído pelo ar frio das proximidades. O sentido desses redemoinhos, que se movimentam por toda parte do globo, varia de um hemisfério para o outro (sentido horário ao norte e anti-horário ao sul). Já os ventos que circulam em torno de um centro de alta pressão são chamados anticiclones e têm sentidos opostos (anti-horário ao norte, horário ao sul). Os ciclones que se formam na região ao equador assumem outros nomes – furacões, no Caribe e no Oceano Atlântico, e tufões, no Oceano Pacífico e no Mar da China. Esses ventos, conhecidos também como ciclones tropicais, são bem menores, mas muito mais rápidos e violentos. Enquanto o diâmetro de um ciclone pode alcançar 4 mil quilômetros e ter uma velocidade de 30 metros por segundo, o de um furacão chega a 500 quilômetros, só que a 60 metros por segundo.

 

Como se fabrica gelo seco?

O processo de fabricação do gelo seco começa com a liquefação do gás, em seguida elimina-se bruscamente a pressão. Em contato com o ar a substância desprende vapores por sublimação.

O gelo seco é a forma sólida do gás carbônico (CO2) derivado de outras substâncias. O processo de fabricação começa com a liquefação do gás, mediante sua compressão em tanques e resfriamento até 20 graus negativos. A seguir elimina-se bruscamente a pressão; ao expandir-se, o gás restante no tanque absorve tanto calor que o líquido se solidifica a uma temperatura de 78,5 graus negativos. Em contato com o ar, a substância desprende vapores por sublimação (evaporação de um sólido sem passar pelo estado líquido). Esses vapores, parecidos com uma espessa névoa, são geralmente aproveitados para cria efeitos especiais no cinema e no teatro.

 

O que aconteceria se a Terra deixasse de girar?

Caso a Terra parasse de girar, uma das faces do planeta se transformaria num deserto com temperaturas altíssimas e outra numa geleira.

Nessa hipótese absurda, a face do planeta que ficasse voltada para o Sol se transformaria em um deserto com temperatura insuportável aos seres vivos, enquanto os oceanos começariam literalmente a ferve, levantando descomunais colunas de vapor de água. A outra face da terra, sem receber qualquer raio de sol, teria temperaturas baixíssimas, formando-se um pouco tempo uma grossa camada de gelo. Como resultado de enorme diferença térmica entre ambas as faces, violentas ventanias açoitariam constantemente o globo. Além disso, todos os objetos aumentariam de peso devido à ausência de força centrífuga, que proporciona a rotação terrestre. A própria atmosfera sofreria transformações de vido ao aumento de gravidade. É claro que nada conseguiria viver num mundo como esse.

 

Quanto pesa o ar?

Em condições normais, o ar pesa 1,3 quilo por metro cúbico.

O ar é mais pesado do que parece. Em condições normais, a uma altura equivalente ao nível do mar, o gás que respiramos pesa 1,3 quilo por metro cúbico. O peso conjunto de todas as moléculas da camada de atmosfera que rodeia a Terra é calculado em 5 trilhões de toneladas.

 

Como as borrachas apagam?

As borrachas apagam porque possuem força de adesão maior do que a do papel. Por isso absorvem o carvão do grafite.

O segredo está em sua composição. Ao passar o lápis sobre o papel, o carvão da grafite se prende à superfície da folha pelo que se chama força de adesão. Como essa força é maior na goma elástica que constitui as borrachas do que no papel, o carvão passa para a goma. Ao mesmo tempo, graças a uma mistura de enxofre e óleos especiais na borracha, os pedaços sujos se desprendem. As borrachas que apagam tinta de caneta compõem-se ainda de pó de pedra-pomes, que lixa uma fina camada da superfície do papel que absorveu a tinta. Há borrachas melhores que, por meio de reações químicas, diluem a cor das tintas, evitando o desgaste do papel.

 

Magnetismo: por que o ímã atrai o ferro?

O ímã atrai o ferro devido à ação de seu campo magnético sobre este material.

A intensidade dos efeitos do campo magnético de um imã sobre outro material depende daquilo que se chama sua sensibilidade magnética. Certas substâncias sólidas, denominadas ferromagnéticas (ferro, níquel, cobalto etc.), possuem uma sensibilidade elevada que cria grandes forças de atração ao serem magnetizadas por um imã. Esta propriedade depende da tendência dos seus momentos atômicos de se situem espontaneamente em uma mesma direção. Para entender o que isso quer dizer, basta comparar o átomo ao sistema solar. O Sol seria o núcleo e os planetas, os elétrons. Tal qual a Terra, os elétrons giram ao redor de si mesmos e ao redor do núcleo, gerando campos magnéticos na direção de cada eixo de rotação. O momento atômico será nulo se os campos do núcleo e dos elétrons se compensarem, mas será permanente se estiverem girando no mesmo sentido.

 

Do que é feito o isopor?

É marca registrada da empresa alemã Basf para um conjunto de moléculas do composto químico estireno.

Isopor é a marca registrada da empresa alemã Basf para um conjunto de moléculas (polímero) do composto químico estireno, expandido em pequenas bolhas ocas de 0,4 a 2,5 milímetros de diâmetro. Mais de 97 por cento do volume do isopor é constituído de ar. A expansão ocorre pela ação de um agente químico chamado pentano, que aumenta até cinquenta vezes o tamanho inicial pela liberação de vapores.

 

Quanto tempo resistimos sem comer nem beber?

A falta de comida provoca a morte entre a quarta e a sétima semana de jejum. A falta de água, em 36 horas.

A inanição, a completa falta de alimento, leva o organismo a consumir os próprios nutrientes que o consistem. Os carboidratos, por exemplo, que se armazenam principalmente no fígado e nos músculos, são quase totalmente consumidos durante as primeiras 24 horas de jejum. A seguir, consome-se proteínas, e muitos tecidos podem perder até metade delas antes que as células morram. O processo é irreversível em caso de jejum total e a morte sobrevem entre a quarta e a sétima semana. Mais fulminante ainda é deixar de ingerir líquidos. A partir das 36 horas, o estado da pessoa torna-se grave, embora ela possa resistir até uma semana. Ingerindo algum alimento, o período aumenta, já que toda comida contém certa quantidade de água.

 

Qual a maior temperatura possível?

Não existe valor máximo para a temperatura pois é possível acrescentar energia às moléculas de um corpo infinitamente.

Não existe valor máximo para a temperatura, medida de calor ou energia térmica. É possível acrescentar infinitamente energia às moléculas de um corpo ou, ao contrário, retirá-las de todo. No segundo caso obtém-se o chamado zero absoluto, 273 graus negativos. A temperatura mais elevada conseguida artificialmente pelo homem é a do núcleo de uma bomba H - entre 300 e 400 milhões de graus centígrados.

 

Qual a distância até o horizonte?

A altitude e as características geográficas locais definem a distância de uma pessoa ao ponto em que o céu e a terra parecem se encontrar. Para um homem de 1,80 metro, em pé ao nível do mar, o cálculo padrão estabelece o horizonte ao redor de 5,6 quilômetros.

A altitude e as características geográficas locais definem a distância de uma pessoa ao ponto em que o céu e a terra parecem se encontrar. Assim, quanto mais alto o ponto de vista, mais distante aparecerá essa linha imaginária. Em terra, onde montanhas e vales compõem o cenário, o horizonte é irregular, mas em mar aberto é circular. Para um homem de 1,80 metro em pé na praia, portanto ao nível do mar, o cálculo padrão, que supõe o planeta perfeitamente esférico, estabelece o horizonte ao redor de 5,6 quilômetros.

 

O que é coma?

É a completa falta de consciência, caracterizada pela perda de reações nervosas ao estímulo externo.

É a completa falta de consciência, caracterizada pela perda de reações nervosas ao estímulo externo. Existem comas mais ou menos profundos, provocados pela mais variadas causas: metabólicas (como a diabetes), infecciosas (meningite), ou produzidas por choques violentos e tumores. Em geral, os casos mais profundos, que podem durar infinitamente, são causados pela pouca ou nenhuma oxigenação do cérebro, gerando lesões irreversíveis.

 

Qual a menor partícula existente?

Até agora, as menores partículas conhecidas são os quarks, bósons e léptons.

Até agora, as menores partículas conhecidas são os quarks, bósons e léptons. Ao estudar o resultado das colisões entre partículas que julgava elementares, os prótons e os mésons, o físico inglês Murray Gell-Man propôs teoricamente, em 1964, o modelo dos quarks, uma daquelas três famílias básicas que formam tudo que existe no Universo. Os quarks fazem os nêutrons e prótons, que por sua vez constituem o núcleo dos átomos; os elétrons são formados por léptons. Os bósons, por fim, são partículas mensageiras, responsável pela interação entre as outras famílias.

 

Por que a pressão do pneu de bicicleta é maior que a do pneu de trator?

Segundo uma lei da Física, quanto menor a área, maior é a pressão.

O pneu da bicicleta tem área menor. E, segundo uma lei da Física, quanto menos a área, maior a pressão (pressão = força sobre área), Um pneu do tipo utilizado nas bicicletas de corrida com 10 marchas, por exemplo, precisa de 5600 a 6300 gramas por centímetro quadrado (80 a 90 libras por polegada quadrada) para manter a rigidez, enquanto um trator consegue o mesmo resultado com uma pressão entre 700 e 1400 gramas por centímetro quadrado (10 e 20 polegadas por centímetro quadrado).

 

Como se lapida um diamante?

A lapidação ocorre pelo atrito das partes menos duras do diamante com um rolo de metal cuja superfície tem uma camada de pó de diamante.

A lapidação ou serragem ocorre pelo atrito das partes menos duras do diamante com um rolo de metal cuja superfície tem uma camada de pó de diamante de 1 vigésimo de milímetro de espessura. Os materiais de igual dureza não se cortam e nem se riscam, mas como o grau de resistência da pedra varia um muitos pontos, o pó acaba agindo nas partes mais fracas. O processo é longo: para uma pedra de 1 quilate (6 a 7 milímetros de diâmetro) são necessárias de 5 a 8 horas de trabalho.

 

O que é fosforescência?

É o fenômeno pelo qual certos elementos químicos, como o fósforo, e daí o nome, emitem luz no escuro.

É o fenômeno pelo qual certos elementos químicos, como o fósforo daí o nome emitem luz no escuro. Essa capacidade vem de uma configuração especial de seus elétrons. Expostos ao aquecimento ou à radiação luminosa, essas partículas que giram ao redor do núcleo acumulam energia e passam a girar mais rapidamente. Mas, assim que a exposição termina, os elétrons voltam a girar normalmente, eliminando na forma de luz a energia recebida.

 

O que é vento solar?

O vento, tanto na Terra como no Sol, é a deslocação das massas de ar da atmosfera. No caso do Sol, o ar é composto principalmente pelos gases hélio e hidrogênio, que se tornam altamente energéticos pelo intenso calor da superfície da estrela, lançando-se em grande velocidade para todas as direções.

O vento, tanto na Terra como no Sol, é a deslocação das massas de ar da atmosfera. No caso do Sol, o ar é composto principalmente pelos gases hélio e hidrogênio, que se tornam altamente energéticos pelo intenso calor da superfície da estrela. A concentração de energia vai aumentando em cada átomo desses gases até que suas partículas consigam se libertar da força gravitacional do astro, lançando-se em grande velocidade para todas as direções - é o vento solar.

 

Por que se precisa de descompressão após mergulhos profundos?

Para evitar a embolia gasosa, uma obstrução dos vasos sanguíneos causada pela brusca expansão do nitrogênio, um dos gases presentes nos tanques de ar dos mergulhadores.

Para evitar a embolia gasosa, uma obstrução dos vasos sangüíneos causados pela brusca expansão do nitrogênio, um dos gases presentes nos tanques de ar dos mergulhadores. Enquanto o excesso de oxigênio e de gás carbônico é facilmente eliminado na respiração, o nitrogênio tente a formar bolhas à medida que a pressão diminui. A descompressão para eliminar o excesso de nitrogênio dissolvido no sangue deve ser feita após mergulhos abaixo de 12 metros de profundidade.

 

Por que as nuvens ficam suspensas no ar?

Pela constante evaporação e condensação do vapor de água que as forma.

A suspensão se explica pela constante evaporação e condensação do vapor de água que forma as nuvens. A grandes altitudes o ar frio provoca a queda das gotas de água; estas, ao alcançar as camadas inferiores de ar mais quente, evaporam e sobem para se condensar outras vez, fazendo recomeçar o ciclo.

 

Por que tudo se reflete invertido na colher?

A parte interna das colheres de metal funciona como um espelho côncavo.

A parte interna das colheres de metal funciona como um espelho côncavo e, segundo uma lei da Óptica, a imagem refletida é sempre a real (pode ser projetada em um anteparo), menor e invertida em relação ao objeto. O outro lado da colher é um espelho convexo e produz imagens virtuais (não reais) maiores e não invertidas.

 

Como surgiu o espelho?

Surgiu na Idade do Bronze, 3000 AC

A manufatura de uma superfície capaz de refletir imagens começou na Idade do Bronze (3000 a.C.). Os antigos sumerianos poliam o bronze com areia sem conseguir ainda imagens muito nítidas. Os primeiros espelhos de vidro com uma fina camada metálica refletora apareceram em Veneza, no ano de 1300, obra de um artesão desconhecido. Mais do que imagem, os venezianos valorizavam o brilho do espelho como jóia ou peça de decoração. Só com a melhoria do método de fabricação, a partir do século XIX, é que seu uso se espalhou pelo mundo.

 

Como funciona uma panela de pressão?

Baseia-se numa lei da Física segundo a qual quanto maior a pressão do ar, maior a temperatura de evaporação da água.

Conhecida como digestor (moedor) de Papin, em homenagem ao seu inventor, o físico francês Denis Papin (1647-1712), a primeira versão da panela de pressão surgiu no remoto ano de 1679. Seu funcionamento baseia-se numa lei da Física, segundo a qual quanto maior a pressão do ar, maior a temperatura de evaporação da água. E, portanto, mais rápido o cozimento. Para evitar a explosão do recipiente, a válvula de segurança, acrescentadas aos modelos modernos, deixam o vapor escapar quando a pressão atinge um valor limite.

 

Por que a água se expande ao congelar?

Essa característica decorre da estrutura eletromagnética dos seus átomos.

Até 4 graus centígrados , o resfriamento da água é acompanhado pela diminuição do volume. Daí ao congelamento total, a 0 grau, a água se expande cerca de 9 por cento e fica menos densa. Essa característica , por sinal única da água, ocorre devido à estrutura eletromagnética de seus átomos, unidos pela chamadas pontes de hidrogênio. Na forma sólida, todas as moléculas estão unidas por pontes, formando uma estrutura vazada, leve como o ar, que passa a ocupar mais espaço.

 

Como funciona um detector de metais?

O detector de metais cria um campo magnético que induz corrente elétrica nos objetos de metal, registrada por um medidor.

Os detectores criam um campo magnético que, ao deparar com o objeto metálico, induz nele uma corrente elétrica. Esta, por sua vez, também tem um campo que interfere com o primeiro. Essa variação é registrada por um medidor.

 

Por que hematomas mudam de cor?

Hematomas mudam de cor devido a transformações químicas sofridas pela hemoglobina do sangue retido em pequenas bolsas dentro de um tecido.

Os hematomas são depósitos de sangue que ficam contidos em bolsas dentro de um tecido em conseqüência de uma hemorragia que não chegou à superfície da pele. A mudança na coloração se deve às transformações bioquímicas da hemoglobina, pigmento dos glóbulos vermelhos do sangue, que transfere o oxigênio às células. Quando a lesão é recente, sua cor é vermelhoviolácea; à medida que o tempo vai passando, adquire uma tonalidade esverdeada ou amarelada.

 

De que é feito o colete à prova de balas?

Os modelos mais recentes são de náilon, que achatam as balas, prendendo-as em suas malhas.

Os primeiros coletes eram feitos de aço ou plástico duro, materiais pesados, que faziam as balas ricochetear. Os modelos em cerâmica, mais leves, que os substituíram, "seguram" as balas, ao dissipar energia, rachando no ponto do impacto. Atualmente, os coletes à prova de balas são feitos com dezesseis a 24 camadas de fibra de náilon, costuradas como num acolchoado. Elas achatam as balas, prendendo-as em sua malha.

 

Como funciona a caixa-preta dos aviões?

Sistema de gravação eletrônica que registra todos os dados relativos ao vôo, bem como os últimos trinta minutos de conversação na cabine de comando.

Sistemas de gravação eletrônica existentes no interior das caixas-pretas dos aviões registram automaticamente todos os dados relativos ao vôo, bem como os últimos 30 minutos de conversação da cabine de comando. Essas informações são de vital importância para os peritos que investigam as causas de um acidente. As caixas, na verdade, são vermelhas ou alaranjadas e possuem um transmissor de sinais justamente para facilitar sua localização nesses casos. Para resistir ao choques, ficam na cauda da aeronave e suportam temperaturas superiores a 1000 graus Celsius. Na gíria dos engenheiros, caixa-preta é também o equipamento cujo conteúdo ou funcionamento é desconhecido.

 

Como as abelhas fazem mel?

Glândulas situadas na cabeça dos insetos secretam duas enzimas, que reagem com o néctar coletado das flores, formando o mel.

Glândulas situadas na cabeça dos insetos secretam duas enzimas a invertase e a glicose oxidase que reagem com o néctar coletado das flores, formando o mel. A invertase converte a sacarose, um tipo de açúcar contido no néctar, em dois outros açúcares: a glicose e a frutose. A enzima glicose oxidase, por sua vez, transforma uma pequena quantidade de glicose em ácido glicônico, tornando o mel ácido e protegido contra bactérias que o fariam fermentar. Agitando as asas para secar a água, presente em grande quantidade no néctar, as abelhas terminam o trabalho, desidratando o mel e livrando-o de outros eventuais microorganismos.

 

Como agem os remédios para baixar a febre?

Os medicamentos agem no cérebro, na parte conhecida como hipotálamo, onde se localiza o centro que regula a temperatura do corpo, dilatando os vasos sanguíneos e favorecendo a transpiração.

Os medicamentos antitérmicos agem sobre a parte do cérebro conhecida como hipotálamo, onde fica localizado o centro que regula a temperatura do corpo. Quando esta aumenta, o hipotálamo entra em ação para baixá-la por meio de mecanismo como a dilatação dos vasos sangüíneos e a transpiração. Acredita-se que os antitérmicos aceleram esse processo.

 

Por que os dedos ficam enrugados em contato com a água?

As células da camada mais externa da pele, a epiderme, se enchem de líquido e tendem a expandir-se, formando o enrugamento.

Depois de certo tempo sob a água, as células da camada mais externa da pele, a epiderme, se enchem de líquido e tendem a expandir-se. Na ponta dos dedos, a epiderme tem maior quantidade de células mortas. Estas deixam a pele mais grossa e fazem uma barreira contra essa expansão que, ocorrendo assim de maneira irregular, se manifesta em forma de enrugamento.

 

O que é o "bifidus" ativo dos iogurtes?

É uma bactéria comum no intestino dos seres humanos. Tem efeito desintoxicador, eliminando possíveis toxinas prejudiciais ao homem.

É uma bactéria comum no intestino dos seres humanos. Conhecida pelo nome científico de Bifidobacterium longun, atua junto com outras bactérias da flora intestinal, sintetizando as vitaminas K, B1, B2, B6 e B12, além de outros nutrientes que são prontamente absorvidos durante a digestão. Possuem, ainda um efeito desintoxicador, eliminando possíveis toxinas prejudiciais ao homem. Não é de estranhar, assim, que os nutricionistas incluam o bifidus vivo no leite fermentado dos iogurtes, para aumentar as colônias ativas dessas bactérias no organismo das pessoas.

 

Como são feitas as lentes de grau para óculos?

São feitas de fatias grossas de vidro que são partidas por uma serra especial. As variações na curvatura e na espessura determinam o grau das lentes.

Fatias grossas de vidro são partidas por uma serra especial. Os pedaços são cortados em forma circular e aquecidos até ficarem maleáveis. Então, são colocados num molde do tamanho e da curvatura que se deseja dar às lentes. Em seguida, as superfícies são lixadas com um composto químico formado de carbono e silício ou com um esmeril áspero para adquirirem o formato final. O polimento fino é feito com uma farinha especial abrasiva. Por último, as bordas são aparadas para centrar as lentes e dar-lhes o diâmetro correto, de modo que os feixes de luz que irão atravessá-las se concentrem num único ponto - a retina. As variações na curvatura e na espessura determinam o grau das lentes.

 

O que é o coquetel-molotov?

Trata-se de uma garrafa cheia de combustível com um pavio no gargalo.

Trata-se de uma bomba incendiária de fabricação doméstica: uma garrafa cheia de combustível com um pavio no gargalo. Esse tipo de arma existe desde que se descobriram os poderes inflamáveis da gasolina, mas o nome surgiu na Segunda Guerra Mundial, quando os guerrilheiros soviéticos, que fustigavam com armas caseiras o exército alemão nos territórios ocupados, resolveram prestar uma homenagem ao chanceler e então presidente do Conselho de Ministros da URSS, Viacheslav Mikhailovich Molotov (1890-1988).

 

De que é feito o fio de costura cirúrgico?

A matéria-prima dos fios depende de sua aplicação. Nas regiões do corpo de fácil cicatrização, utiliza-se o chamado categute, geralmente feito de tripa de carneiro.

A matéria-prima dos fios depende da sua aplicação. Nas regiões do corpo de fácil cicatrização, utiliza-se o chamado categute, geralmente feito de tripa de carneiro e absorvido pelo organismo num prazo de três a sete dias. Para evitar inflamações no corte, usam-se fios sintéticos que demoram de três a quatro meses para serem absorvidos. Materiais como seda, algodão, náilon, propileno, polietileno, poliéster ou mesmo aço inoxidável são mais resistentes e, portanto, mais indicados em costuras internas, onde podem permanecer indefinidamente.

 

Como funciona a lâmpada fluorescente?

A fluorescência é uma das formas de converter energia em luz, através de radiação ultravioleta.

A fluorescência é uma das formas de converter a energia em luz. Eletrodos nas extremidades de um tubo transparente geram uma corrente elétrica que emite radiação ultravioleta ao passar através de uma mistura gasosa de argônio e vapor de mercúrio. Essa radiação é absorvida pelo tungstato de magnésio ou pelo silicato de zinco, os materiais mais comuns que revestem o tubo, e é novamente irradiada em forma de luz. A lâmpada fluorescente é mais econômica do que a incandescente, pois, aquecendo-se menos, dissipa menos energia em forma de calor.

 

De que são feitas as cápsulas que envolvem os medicamentos?

São feitas de gelatina. Água e glicerina entram em menor proporção, conforme a consistência que se queira dar-lhes, tornando-as menos ou mais duras.

Para que os medicamentos só entrem em ação quando chegarem ao estômago ou ao intestino, são envolvidos por cápsulas, feitas principalmente de gelatina. Água e glicerina entram em menos proporção, conforme a consistência que se quer lhes dar, tonando-as menos ou mais duras.

 

Como funciona o contador Geiger?

O aparelho detecta a radiação usando a capacidade que as partículas radioativas têm de ionizar. Quando as partículas entram em contato com os átomos do argônio, convertem alguns deles em íons positivos mais elétrons, produzindo corrente elétrica.

O aparelho detecta a radiação usando a capacidade que as partículas radioativas têm de ionizar - isto é, retirar elétrons - de certas moléculas. O contador consiste em um cilindro cheio de gás (normalmente argônio), submetido a uma tensão que pode variar de 1000 a 2000 volts e que mantém a parede do tubo negativa em relação a um fio positivo que ocorre ao longo do seus eixo. Quando as partículas radioativas entram em contato com os átomos do argônio, convertem alguns deles em íons positivos mais elétrons. Sob ação do campo elétrico, os íons migram para a parede do cilindro e os elétrons para o fio. Essa dupla migração causa um pulso de corrente que é transmitido a um amplificador. Quanto mais partículas radioativas houver, mais será a corrente elétrica. O primeiro modelo desse aparelho foi apresentado em 1912 pelo físico alemão Hans Wilhelm Geiger (1882-1945), daí o nome.

 

O que é fogo-fátuo?

É uma chama rápida e passageira produzida pelas emanações de fosfina, um gás altamente inflamável, resultante da decomposição de matéria orgânica que reage com o oxigênio do ar.

É uma chama rápida e passageira produzida pela emanações de fosfina (PH3) um gás altamente inflamável, resultante da decomposição de matéria orgânica que reage com o oxigênio do ar. O fenômeno costuma acontecer em lugares onde há matéria orgânica em decomposição, como pântanos e cemitério. Na crença popular, a chama seria uma alma penada. É possível que aí esteja a explicação para a lenda do boitatá, uma cobra-de-fogo que anda solta pelos campos à noite, assustando as pessoas.

 

O que é uma frente fria?

É uma faixa de transição, na atmosfera, entre duas massas de ar, uma quente e outra fria.

É uma faixa de transição, na atmosfera, entre duas massas de ar, uma quente e outra fria. Quando uma frente fria alcança determinada região, a temperatura cai, pois a massa de ar frio, por ser mais densa e pesada, desce, empurrando a massa de ar quente para cima. Nesse processo, se o ar quente estiver úmido, a umidade se condensará, formando, em conseqüência, nuvens e chuvas.

 

De onde vem a expressão banho-maria?

É uma alusão a Maria, uma alquimista tradicionalmente identificada como Miriam, a irmã de Moisés, o líder hebreu.

É uma alusão a Maria, uma alquimista tradicionalmente identificada como Miriam, a irmã de Moisés, o líder hebreu que viveu entre os séculos XIII e XIV a.C. A ela é atribuída a invenção do processo de aquecer ou cozinhar lentamente uma substância mergulhando o recipiente que a contém em água fervente. Segundo a Enciclopédia Gastronômica Larousse pode ser também uma referência à Virgem Maria, símbolo de doçura, já que esse termo evoca "o mais doce dos cozimentos".

 

Por que as nuvens geralmente são brancas?

É por causa da grande quantidade de gotículas e pequenos cristais de gelo presente nas nuvens.

De acordo com o meteorologista Mário Festa, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, é por causa da grande quantidade de gotículas e pequenos cristais de gelo presentes nas nuvens. Eles agem como pequenos prismas decompondo a luz solar nas cores do arco-íris - vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Para quem olha a nuvem, o resultado final é a soma de todas essas cores: o branco.

Home | Grafeno | Crise Financeira | Hidratos de Carbono | LHC | Bactéria GFAJ | Sperbactérias KCP | Como as cinzas prejudicam os aviões | Ônibus a Hidrogênio | Superátomos | O que os Faraós Bebiam | Metal Orgânico | Microondas no Laboratório de Química | Pré-Sal | Elementos Pseudo-metálicos | Crise Nuclear na Coreia | Crédito de Carbono | Reforma Ortográfica | Novo ENEM | Gripe Suína | Água Seca | Balança mais sensível do mundo | Chuva Seca | Adoçantes Artificiais | Estato Gasoso | Por que a água sanitária desinfeta | Adrenalina | Água | Antibióticos | Ácido Desoxirribonucleico | Armas Químicas | Armas Biológicas | Armas Nucleares | Bafômetro | Bicabonato de Sódio | Biodiesel | Bronzeamento Artificial | Bioquímica das Células | Botulismo | Cálculos em Química por Análise Dimensional | Células Tronco | Clonagem | Colesterol | Combustíveis | Ciclos Biogeoquímicos | Cristais Líquidos | Curiosidades_químicas.htm | Desodorantes | Etanol | Fenilcetonúria | Química do Vagalume | Neuroquímica | Vida | Ecstasy | Moléculas que matam | Coca Cola Diet x Bala Mentos | Química do Beijo | Novo Tipo Ligação Química | Datação do C 14 | Bioquímica da Arteriosclerose | Equilíbrio Ácido Base no Sangue | Sabão Molécula Intrigante | Cafeína | Vírus | Feromônios | Benzeno | Corantes | Nicotina | Polônio | Leptina | Raio X | Polímeros: A era dos plásticos | Vacinas Comestíveis | Química Combinatória | Gás Hélio | Sangue Artificial | Surfactantes e Micelas | Química do Cabelo | Elementos Químicos | Química Medicinal | Explosivo C4 | THC | Notícias Quânticas | Forças Intemoleculares | Gás Carbônico | Biotecnologia | Química das Aranhas | Vitaminas | Moléculas Quirais | Carboidratos | Colesterol II | Lipídios | Proteínas | Química do Sorvete | Química do Vinho | Química na Cozinha | Quimioterapia | Dicionário de Química | Diet ou Light? | Fique Por Dentro | Química das Aranhas | Gráficos | Grandes Nomes da Ciência | Histórico da Química | Lâmpadas Fluorescentes | Meio Ambiente | Mol | Os Segredos da Mumificação | Perguntas Superinteressantes | Química do Cigarro | Química do Cotidiano | Tratamento da Água | Salmonella | Pilhas e Baterias | Polímeros Condutores de Eletricidade | Umidade Relativa do Ar | Viagra | Vitaminas e Minerais

Este site foi atualizado em 11/03/09