PROFESSOR PAULO CESAR |
PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMICA |
|
|
Vitaminas e Minerais
ÍNDICE
FONTES: Vegetais verdes escuros, frutas e legumes amarelos, alaranjados e avermelhados. FUNÇÃO: Previne e combate a cegueira noturna. Mantém as gengivas saudáveis. Propicia o crescimento de ossos, cabelos e dentes. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 6mg (equivale a 1 cenoura). CARÊNCIA: Cegueira noturna. EXCESSO: O beta-caroteno se transforma em vitamina A de acordo com as necessidades do organismo. Isso impede a intoxicação. Pode originar uma coloração amarela à pele. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 10 a 50mg. BENEFÍCIOS SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Anti-radical livre. Desoxida a vitamina E, cuja principal função é proteger a membrana celular. Indicado na prevenção de doenças cardíacas, do câncer de mama, pulmão e próstata.
FONTES: Óleo de fígado de bacalhau, fígado, leite e derivados, ovos, cenoura, legumes de cor verde ou alaranjada, margarina. FUNÇÃO: Previne e combate a cegueira noturna. Mantém as gengivas saudáveis. Propicia o crescimento de ossos, pele, cabelos e dentes. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 5000 Unidades Internacionais (equivale a 1 cenoura). CARÊNCIA: Cegueira noturna, menor resistência à infecções. EXCESSO: Em dose cinco vezes superior à recomendada é muito tóxica, porque a vitamina A, solúvel em gordura, se armazena no fígado, causando lesão às células hepáticas. Os sintomas são: enjôo, fadiga, diarréia e aumento do volume do fígado. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 10000 a 20000 UI BENEFÍCIOS SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Anti-radical livres. Desoxida a vitamina E, cuja principal função é proteger a membrana celular. Indicada na prevenção de doenças cardíacas e do câncer de mama, pulmão, próstata e cólon. Pode retardar a perda de visão nos idosos.
FONTES: Acerola, kiwi, caju, goiaba, frutas cítricas, morango, abacaxi, tomate, couve-flor, batata. FUNÇÃO: Combate o escorbuto, gripes, resfriados e hemorragias. Contribui para a saúde de dentes e gengivas. Auxilia na absorção do ferro. Evita a formação de nitrosaminas, substâncias que podem causar câncer no aparelho digestório. É necessária para a produção de colágeno. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 60mg (equivalente a 1 copo de suco de laranja). CARÊNCIA: Escorbuto e perda de apetite. EXCESSO: Dose superior a 4 gramas pode provocar a formação de cálculos em pessoas com problemas renais. Acima de 10 gramas causa mal estar, diarréia e brotoejas. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 1 a 2g. Fumantes devem dobrar a dose. BENEFÍCIOS SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Antioxidante. Fortalece o sistema imunológico. Desoxida a vitamina E. Ajuda a baixar o mau colesterol (LDL). Melhora o metabolismo do cálcio.
FONTES: Cereais integrais, germe de trigo, soja, óleos vegetais, brócolis, couve de bruxelas, espinafre, ovo, castanha do pará. FUNÇÃO: Evita a anemia e auxilia na metabolização das gorduras. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 30mg (equivale a 1 prato de brócolis) CARÊNCIA: Anemia e degeneração muscular. EXCESSO: O organismo tolera bem. Pode aumentar o tempo de coagulação do sangue. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 200 a 400UI. BENEFÍCIOS SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Diminui a incidência das doenças cardiovasculares. Baixa as taxas do LDL. Protege a membrana celular da oxidação, que reduz sua capacidade de filtrar substâncias tóxicas (metais pesados) e reter nutrientes.
VITAMINA B1 (TIAMINA)
FONTES: Cereais e grãos integrais, carnes, aves, gema do ovo, nozes, farelo de trigo, levedura de cerveja. FUNÇÃO: Auxilia no metabolismo de carboidratos. Regula o funcionamento do coração e do sistema nervoso. Beneficia a musculatura. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 1 a 1,5mg (equivale a 100g de nozes). CARÊNCIA: Ansiedade, nervosismo, enjôo, depressão e perda de apetite. Também pode causar beribéri. EXCESSO: O organismo tolera bem. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 50 a 100 mg. BENEFÍCIOS SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Melhora a eficiência dos neurotransmissores cerebrais.
VITAMINA B2 (RIBOFLAVINA) FONTES: Cereais integrais, leite, fermento, ovos, queijo, vegetais verdes, carne magra, fígado. FUNÇÃO: Transforma proteínas, lipídeos e carboidratos em energia. Participa da formação e manutenção dos tecidos da pele e dos olhos. Essencial para o crescimento das células vermelhas do sangue. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 1.7mg (equivale a 1 bife de fígado). CARÊNCIA: Lesões ao redor do nariz e dos olhos. Irritação e inflamação dos lábios, da boca e da língua. Desconforto para comer e engolir. Dificuldade de respiração. EXCESSO: O organismo tolera bem. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 25 a 50mg. BENEFÍCIOS SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Os mesmos descritos no item função.
VITAMINA B3 (NICOTINAMIDA) FONTES: Fígado, carnes magras, peixes, cereais integrais, fermento, germe de trigo, leite, amendoim, vegetais e ovos. FUNÇÃO: Transforma os alimentos em energia. Atua na síntese de gorduras, no metabolismo de proteínas e oxigenação dos tecidos. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 20mg (equivale a 1 batata média, sem casca). CARÊNCIA: Pelagra, doença que causa erupções avermelhadas na pele e manchas escuras e ásperas. EXCESSO: Vermelhidão, náusea, dor de cabeça, diarréia e câimbras. Pode agravar os sintomas da diabete e dos problemas hepáticos, respiratórios e gástricos. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 100mg a 2g. BENEFÍCIOS SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Os mesmos descritos no item função.
VITAMINA B5 (ÁCIDO PANTOTÊNICO) FONTES: Ovos, fermento, cereais integrais, fígado, rins, amendoim, soja e carne. FUNÇÃO: Estimula a reposição dos tecidos corporais. Atua na liberação de energia dos carboidratos, no metabolismo das gorduras e na formação de hormônios. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 10mg (equivalente a 200g de castanha de caju, 2 ovos, 1 abacate médio, 250g de carne). CARÊNCIA: Dor de cabeça, cansaço, coordenação motora prejudicada, formigamento, câimbras e distúrbios gastrointestinais. EXCESSO: O organismo tolera bem. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 250mg a 1g. BENEFÍCIOS SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Os mesmos descritos no item função.
VITAMINA B6 (PIRIDOXINA) FONTES: Fígado, arenque, salmão, nozes, amendoim, germe de trigo, banana, uva, cenoura, ervilhas, carnes, levedo de cerveja e cereais integrais. FUNÇÃO: Alivia os sintomas pré-menstruais. Atua no metabolismo dos aminoácidos (componentes das proteínas) e na assimilação de proteínas, gorduras e carboidratos. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 2mg (equivalente a 2 fatias de melão). CARÊNCIA: Depressão, inflamação das mucosas da boca e da língua. Rachaduras e descamação dos lábios. As vezes, manchas com coceira. EXCESSO: Dificuldade locomotora, distúrbios neurológicos e perda de motilidade de pés e mãos. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 100 a 300mg. BENEFÍCIOS SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Os mesmos descritos no item função.
VITAMINA B9 (ÁCIDO FÓLICO) FONTES: Fígado, vegetais de folhas verdes, amêndoas, amendoim, cereais integrais, feijão. FUNÇÃO: Atua na síntese do DNA. Regula o desenvolvimento de células nervosas no embrião e no feto. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 1 a 2mg (equivalente a 1 xícara de soja cozida e 1 batata média). CARÊNCIA: Pode causar um tipo de anemia que provoca o crescimento anormal dos glóbulos vermelhos. EXCESSO: Eventualmente pode causar reação alérgica. Em geral o organismo tolera bem. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 1 a 5mg. BENEFÍCIOS SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Atua na síntese de proteínas, na multiplicação celular e na reconstituição dos tecidos. Previne anemia.
VITAMINA B12 (CABALAMINA) FONTES: Fígado, rins, carne magra, peixe, leite, ovos, moluscos. FUNÇÃO: Atua no desenvolvimento normal das células vermelhas, da medula óssea, dos intestinos e do sistema nervoso. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 6mg (equivale a um filé de peixe). CARÊNCIA: Sua deficiência é rara mas em idosos e vegetarianos pode levar à anemia perniciosa, uma doença que causa a degeneração da medula óssea. EXCESSO: O organismo tolera bem. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 1 a 10mg. BENEFÍCIOS SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Melhora a eficiência dos neurotransmissores cerebrais. Estimula a absorção de proteínas e ferro.
VITAMINA B7 (BIOTINA) FONTES: Fermento, fígado, rins, gema de ovo, leite, carne, vegetais em geral. FUNÇÃO: Atua no metabolismo dos carboidratos, lipídeos e proteínas. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 100 a 300mcg (equivale a 6 bananas, 1 kg de morangos, 1/2 kg de tomates e 200g de espinafre). CARÊNCIA: Raramente se manifesta, uma vez que a biotina está presente na maioria dos vegetais e alimentos de origem animal. EXCESSO: O organismo tolera bem. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 100mcg. BENEFÍCIOS SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Melhora a síntese protéica das células.
FONTES: Óleo de fígado de bacalhau, ovos, fígado e manteiga. Necessita da luz solar para ser sintetizada, a partir do calciferol, uma proteína existente no organismo. FUNÇÃO: Regula o metabolismo do cálcio e do fosfato, essenciais para a formação de ossos e dentes. Previne o raquitismo. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 400UI (equivalente a 200g de atum ou 1 colher de óleo de fígado de bacalhau ou 200g de queijo parmesão). CARÊNCIA: Sua deficiência é rara nos países tropicais, onde o sol brilha o ano inteiro. Pode causar perda de densidade óssea (osteoporose) e fraturas. EXCESSO: Náusea, vômito, pressão alta, problemas hepáticos, calcificação óssea e depósitos de cálcio no coração e artérias. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 100 a 400UI. BENEFÍCIOS SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Os mesmos descritos no item função.
FONTES: Vegetais de folhas verdes, cereais, laticínios, carne. FUNÇÃO: Atua na coagulação do sangue prevenido hemorragias e sangramentos internos. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 80mcg (equivale a 200g de fígado). CARÊNCIA: Sua deficiência é rara. EXCESSO: Doses maiores a 500mcg podem causar anemia. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 30mcg a 2mg. BENEFÍCIOS SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Os mesmos descritos no item função.
CÁLCIO (Ca) FONTES: Leite, laticínios, brócolis, ostras, tofu, feijão, nozes, amendoim. FUNÇÃO: Forma e mantém ossos saudáveis. Atua no mecanismo de coagulação do sangue, além de controlar os impulsos nervosos e as contrações musculares. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 800mg (equivalente a 1 copo de leite) CARÊNCIA: Raquitismo e osteoporose. EXCESSO: Dores musculares, fraqueza, sede, desidratação, enjôo, pedras nos rins. Segundo os ortomoleculares, pode causar o envelhecimento da célula. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: A dosagem varia de acordo com a idade. Na pré-menopausa, a prescrição é de 300mg por dia. No período pós, o valor passa para 1 a 2g. BENEFÍCIOS (SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Idem à função.
MAGNÉSIO (Mg) FONTES: Amêndoas, nozes, frutas, leite, cereais em grãos, vegetais. FUNÇÃO: Converte o açúcar em energia. É necessário para o bom funcionamento dos nervos e músculos. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 280mg (equivale a duas fatias de pão integral). CARÊNCIA: Nervosismo e tremores. EXCESSO: O organismo tolera bem. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 500mg a 2g. BENEFÍCIOS (SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Antialérgico, antidepressi-vo. Dificulta a deposição de placas de gordura nas artérias. Também protege o organismo do excesso de cálcio, que causa a calcificação dos ossos. De preferência, sua ingestão deve ser associada aos aminoácidos, que facilitam sua penetração nas células.
POTÁSSIO (K) FONTES: Tomate, banana, frutas cítricas, nozes, castanha, sardinha, espinafre, cereais integrais. FUNÇÃO: Além de regular os batimentos cardíacos, controla os impulsos nervosos e as contrações musculares. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: Seu valor ainda não foi estipulado. CARÊNCIA: Sua deficiência é rara e pode ser causada pelo uso de diuréticos. Os sintomas são fadiga, baixa de açúcar no sangue, insônia. EXCESSO: Câimbra, fadiga, paralisia muscular, diarréia. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 100mg a 4g. BENEFÍCIOS (SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Idem à função.
FERRO (Fe) FONTES: Fígado, gema de ovo, ostra, feijão, aveia, carne, aspargo. FUNÇÃO: Atua na formação da hemoglobina. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 15mg (equivalente a 1 bife de fígado). A absorção de ferro aumenta na presença da vitamina C. CARÊNCIA: É rara pois está presente em abundância na alimentação. Em casos mais extremos, pode causar anemia. EXCESSO: Pode aumentar a incidência de problemas cardíacos e diabetes. Segundo os ortomoleculares, o excesso de ferro gera o aumento do número de radicais livres. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: BENEFÍCIOS (SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Idem à função.
COBRE (Cu) FONTES: Frutos do mar, fígado, trigo integral, ervilha, ameixa, verduras frescas. FUNÇÃO: Facilita a absorção do ferro. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: Seu valor ainda não foi estipulado. CARÊNCIA: Anemia. EXCESSO: Retenção de líquido, distúrbios neurológicos. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 1 a 2mg. BENEFÍCIOS (SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Estimula a produção de uma enzima que ataca os radicais livres.
MANGANÊS (Mn) FONTES: Nozes, verduras, cereais integrais, gema de ovo. FUNÇÃO: Combate a fadiga, melhora a memória e os reflexos musculares. Reduz a irritação nervosa. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: Seu valor ainda não foi estipulado. CARÊNCIA: Pode causar distúrbios neurológicos e nervosos. EXCESSO: O organismo tolera bem. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 5 a 20mg. BENEFÍCIOS (SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Participa da formação da estrutura óssea e estimula a produção de uma enzima que ataca os radicais livres.
ZINCO (Zn) FONTES: Frutos do mar, carnes magras, peixes, ovos, cereais, feijão, pão integral. FUNÇÃO: Atua na síntese das proteínas. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 12mg (equivale a meio litro de leite). CARÊNCIA: Fadiga, manchas brancas nas unhas. Em caso de deficiência grave, pode causar arteriosclerose. EXCESSO: O organismo tolera bem. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 50 a 200mg. BENEFÍCIOS (SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Melhora a imunidade, ajuda na vitalidade da pele e na cicatrização. Aguça olfato e paladar.
SELÊNIO (Se) FONTES: Germe de trigo, atum, cebola, tomate, brócolis. FUNÇÃO: Facilita a absorção da vitamina E. Ajuda a manter a elasticidade dos tecidos. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: Seu valor ainda não foi estipulado. CARÊNCIA: Fadiga. Segundo os ortomoleculares, pode ocorrer aumento da incidência de tumores e doenças cardíacas. EXCESSO: O organismo tolera bem. DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 50 a 200mcg. BENEFÍCIOS (SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Estimula a produção de uma enzima que ataca os radicais livres.
Observações 1º) As doses prescritas pelos ortomoleculares variam de acordo com a necessidade individual de cada pessoa. Os valores aqui relacionados servem como base para uma pessoa adulta saudável. 2º) Segundo os médicos ortomoleculares, algumas vitaminas e sais minerais têm uma ação diferente da relatada nos manuais de nutrição. Para eles, além de suas funções básicas, elas podem prevenir e combater algumas doenças degenerativas.
Este site foi atualizado em 04/03/19 |