PROFESSOR PAULO CESAR |
![]() ![]() |
|
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
ÉTER
O Éter utilizado como anestésico. São compostos em que o oxigênio está ligado a dois radicais orgânicos. Podem ser considerados como derivados da água, pela substituição dos dois átomos de hidrogênio por dois radicais orgânicos. Seu grupo funcional é uma ponte de oxigênio (oxi-ponte), ligando duas cadeias carbônicas; por isso, também são chamados óxidos orgânicos. Tem fórmula geral R – O – R ou R – O – Ar ou Ar – O – Ar, podendo os radicais serem ou não iguais entre si.
Se os dois radicais ligados ao oxigênio forem iguais, teremos éteres simétricos; caso contrário, éteres assimétricos. Os éteres são obtidos a partir da desidratação intermolecular dos álcoois. Exemplos
Nomenclatura IUPAC O menor grupo é acompanhado da terminação óxi, seguido do nome do hidrocarboneto correspondente ao grupo maior. Exemplo
Nomenclatura Usual A palavra éter é seguida do radical menor, radical maior acompanhado da terminação ílico. Exemplos Observação Há dois tipos de éteres cíclicos: a) Os que possuem o oxigênio ligado a dois carbonos vizinhos são denominados epóxidos.
b) Os que possuem o oxigênio ligado a dois carbonos que não sejam vizinhos. A nomenclatura deste tipo de éter cíclico não segue nenhum sistema regular (nomenclatura usual).
Principais Éteres
Este site foi atualizado em 09/07/10 |