PROFESSOR PAULO CESAR |
![]() ![]() |
|
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
REATIVIDADE DE METAIS INTRODUÇÃO Os metais que têm maior tendência de ceder elétrons são mais reativos e aparecem no início da fila de reatividade dos metais. Os metais menos reativos, com menor tendência de ceder, aparecem no final da fila. Os metais reativos doam elétrons para os menos reativos espontaneamente, estabelecendo assim, as reações espontâneas. Quando ocorre o inverso, ou seja, um metal menos reativo cede elétrons para um metal mais reativo, constitui-se uma reação não espontânea.
Li,K,Rb, Cs,Ba,Sr,Ca,Na,Mg,Al,Mn,Zn,Fe,Co,Ni,Pb,H,Cu,Ag,Pd,Pt,Au MATERIAL UTILIZADO - Tubos de
ensaio.
PROCEDIMENTO
1 - Numa cuba de vidro colocar água destilada até a metade e adicionar de 5 a 10 gotas de fenolftaleína.
2 -
Cuidadosamente, cortar com uma espátula
seca um pequeno fragmento de sódio metálico e colocá-lo na cuba em local
seguro. Anote suas observações.
1 - Adicionar HCl 10% em 5 tubos de ensaio até 1/3 do volume de cada um. 2 - Em cada um dos cinco tubos adicionar, conforme a Figura 1, as seguintes aparas de metais: - Magnésio.
Esperar alguns minutos e observar se ocorreram reações. A reação poderá ou não ocorrer, dependo da tabela de reatividade que segue abaixo: Li,K,Rb, Cs,Ba,Sr,Ca,Na,Mg,Al,Mn,Zn,Fe,Co,Ni,Pb,H,Cu,Ag,Pd,Pt,Au
Figura 2 - Reação de metal, situado antes do H na tabela de reatividade, com HCl.
Figura 3 - Reação de metal, situado após o H na tabela de reatividade, com HCl.
1 -
Colocar HNO3 50% em um tubo de ensaio até ¼ do seu volume e
adicionar aparas de cobre.
1 - Em um tubo de ensaio colocar solução de sulfato de cobre até 1/3 do seu volume. Adicionar aparas de zinco, aguardar 2 minutos, agitar e observar. 2 - Em um tubo de ensaio colocar solução de sulfato de zinco até 1/3 do seu volume. Adicionar aparas de cobre, agitar e observar. 3 - Em um tubo de ensaio colocar solução de sulfato de cobre até 1/3 do seu volume. Adicionar aparas de magnésio, aguardar 2 minutos, agitar e observar. 4 - Em um tubo de ensaio colocar solução de sulfato de magnésio até 1/3 do seu volume. Adicionar aparas de cobre, agitar e observar. 5 - Em três tubos de ensaio colocar cloreto de sódio até 1/3 do seu volume. 6 -
Em cada um dos tubos adicionar
as seguintes aparas de metais: 7 - Em um tubo de ensaio colocar solução de nitrato de prata até 1/3 do seu volume. Adicionar aparas de magnésio, agitar e observar. 8 - Adicionar aparas de zinco ou alumínio a um tubo de ensaio contendo em 1/3 do seu volume solução de nitrato de prata. Agitar e observar.
Este site foi atualizado em 04/03/19 |