PROFESSOR PAULO CESAR |
![]() ![]() |
|
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
UTILIZAÇÃO DO BICO DE BUNSEN INTRODUÇÃO É utilizado no laboratório como fonte de calor para diversas finalidades, como: Aquecimento de soluções, estiramento e preparo de peças de vidro entre outros. Possui como combustível normalmente G.L.P (butano e propano) e como comburente oxigênio do ar atmosférico que em proporção otimizada permite obter uma chama de alto poder energético.
Acontecem a nível atômico ou molecular pela excitação de um ou mais elétrons que absorvem energia térmica no presente caso, passando a um estado excitado obedecendo sempre os limites de transição permitidos dentro da eletrosfera em seu sub-nível. A desexcitação desse elétron ou elétrons acontece de maneira muito rápida com a conseqüente emissão de fótons com comprimento de onda específico para o átomo em questão.
MATERIAL UTILIZADO - Bico de Bünsen.
PROCEDIMENTO 1 - Abrir o gás, acender o bico e abrir gradativamente a janela de entrada de ar. 2 - Levar um corpo de prova de alumínio à diversas regiões da chama. Anotar o que acontece. 3 - Repetir o último item para o cobre e o ferro. 4 - Consultar o Handbook e anotar os P.F. dos três elementos. 5 - Estimar com base nestes dados a temperatura da chama. 6 - VERIFICAR O FENÔMENO DE EMISSÃO DAS RAIAS DE Na, Li e K. 7 - Na solução de Cloreto de Sódio, passar a alça e levar à chama. Anotar o que ocorre.
8 - Repetir esse procedimento para os outros dois sais, tomando o cuidado de lavar a alça quando mudar de substância.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA RUSSEL, J. B.; " Química Geral." 2ª ed, Makron Books, S.P. 1994. OHLWEILER, O. A.; " Química Analítica
Quantitativa " 3ª ed, Livros Técnicos
Este site foi atualizado em 04/03/19 |