PROFESSOR

PAULO CESAR

PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMICA
 

DICAS PARA O SUCESSO NO VESTIBULAR: AULA ASSISTIDA É AULA ESTUDADA - MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL E O CONDICIONAMENTO FÍSICO - FIXAR O APRENDIZADO TEÓRICO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS.

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Petróleo

 

PETRÓLEO

O petróleo (óleo de pedra) é um líquido oleoso, insolúvel em água, mais leve que ela, de cor variando entre amarelo e negro, encontrado em jazidas, no subsolo da crosta terrestre.

Em média, o petróleo bruto contém os seguintes elementos ou compostos:
bulletcarbono - 84%
bullethidrogênio - 14%
bulletenxofre - de 1 a 3% (sulfeto de hidrogênio, sulfetos, dissulfetos, enxofre elementar)
bulletnitrogênio - menos de 1% (compostos básicos com grupos amina)
bulletoxigênio - menos de 1% (encontrado em compostos orgânicos como o dióxido de carbono, fenóis, cetonas e ácidos carboxílicos)
bulletmetais - menos de 1% (níquel, ferro, vanádio, cobre, arsênio)
bulletsais - menos de 1% (cloreto de sódio, cloreto de magnésio, cloreto de cálcio)

O petróleo é uma mistura de compostos orgânicos, predominando nitidamente os hidrocarbonetos.

O petróleo é retirado das jazidas por meio de perfurações na crosta terrestre, através das quais se atinge o poço petrolífero.

Inicialmente, o petróleo jorra espontaneamente, em razão da grande pressão de seus gases; depois de certo tempo, a pressão interna torna-se insuficiente para levar o petróleo à superfície da crosta terrestre, e a extração é feita por meio de bombas. Obtém-se, assim, o petróleo bruto.

A seguir, o petróleo bruto é submetido a processos mecânicos de purificação: por decantação, é separada a água salgada bem como a matéria em suspensão (particularmente areia e argila) etc. Após o tratamento mecânico, o petróleo é submetido a um processo de fracionamento.

 

 

 

I. Fracionamento

Por meio de destilação fracionada em grandes colunas de fracionamento, obtêm-se diversas frações de petróleo.

Segue-se um esquema das principais frações obtidas e os respectivos intervalos de temperatura em que destilam.

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O processo de refino de petróleo começa em uma coluna de destilação fracionada. À direita, podemos ver vários processadores químicos

 

Os vários componentes do petróleo bruto têm tamanhos, pesos e temperaturas de ebulição diferentes. Por isso, o primeiro passo é separar esses componentes. E devido à diferença de suas temperaturas de ebulição, eles podem ser facilmente separados por um processo chamado de destilação fracionada. Veja abaixo as etapas.

  1. Aquecer a mistura de duas ou mais substâncias (líquidos) de diferentes pontos de ebulição a alta temperatura. O aquecimento costuma ser feito com vapor de alta pressão para temperaturas de cerca de 600°C.

  2. A mistura entra em ebulição formando vapor (gases). A maior parte das substâncias passam para a fase de vapor.

  3. O vapor entra no fundo de uma coluna longa (coluna de destilação fracionada) cheia de bandejas ou placas.
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    ela possuem muitos orifícios ou proteções para bolhas a fim de permitir a passagem do vapor

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    as placas aumentam o tempo de contato entre o vapor e os líquidos na coluna

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    elas ajudam a coletar os líquidos que se formam nos diferentes pontos da coluna

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    há uma diferença de temperatura pela coluna (mais quente embaixo, mais frio em cima)

  4. O vapor sobe pela coluna.

  5. Conforme o vapor sobe pelas placas da coluna, ele esfria.

  6. Quando uma substância na forma de vapor atinge uma altura em que a temperatura da coluna é igual ao ponto de ebulição da substância, ela condensa e forma um líquido. A substância com o menor ponto de ebulição irá se condensar no ponto mais alto da coluna. Já as substâncias com pontos de ebulição maiores condensarão em partes inferiores da coluna.

  7. As placas recolhem as diferentes frações líquidas.

  8. As frações líquidas recolhidas podem:
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    passar por condensadores, onde serão resfriadas ainda mais, e depois ir para tanques de armazenamento;

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    ir para outras áreas para passar por outros processos químicos, térmicos ou catalíticos.

A destilação fracionada é útil para separar uma mistura de substâncias com diferenças pequenas em seus pontos de ebulição sendo uma etapa muito importante no processo de refino.

Poucos compostos já saem da coluna de destilação prontos para serem comercializados. Muitos deles devem ser processados quimicamente para criar outras frações. Por exemplo, apenas 40% do petróleo bruto destilado é gasolina. No entanto, a gasolina é um dos principais produtos fabricados pelas empresas de petróleo. Em vez de destilar continuamente grandes quantidades de petróleo bruto, essas empresas utilizam processos químicos para produzir gasolina a partir de outras frações que saem da coluna de destilação. É este processo que garante uma porção maior de gasolina em cada barril de petróleo bruto.

Observações: Tomando por base, por exemplo, o petróleo americano, a composição química das diversas frações do petróleo é a seguinte: os gases do petróleo são constituídos de CH4, C2H6, C3H8 e C4H10; o éter de petróleo é constituído de pentanos e hexanos; a gasolina, de C6H14 a C10H22; a benzina, especialmente de heptanos e octanos; a ligroína, de octanos e nonanos. O querosene contém alcanos com 10 a 16 átomos de carbono, e as frações menos voláteis (com ponto de ebulição mais alto) contêm hidrocarbonetos superiores.

Portanto, podemos construir a seguinte tabela:

Resumindo temos:

 

II. Aplicações das Frações do Petróleo

Os gases do petróleo - gás liquefeito do petróleo (GLP) - têm grande emprego como combustível (gás engarrafado).

A gasolina é a fração de maior consumo pela sua aplicação como combustível nos motores de explosão.

O éter de petróleo, a benzina especial e a ligroína têm grande aplicação como dissolventes orgânicos.

O querosene é empregado na iluminação; porém, hoje em dia, este emprego é bem restrito.

O gasóleo ou óleo diesel tem grande aplicação como combustível dos motores a diesel.

Os óleos lubrificantes, como indica o nome, têm grande aplicação como lubrificantes em geral.

A parafina tem grande aplicação na fabricação de velas, graxas para sapatos, ceras para assoalho etc...

O asfalto e o piche de petróleo são muito utilizados na pavimentação de vias públicas.

 

III. Índice de Octanos

Nos motores a explosão, a mistura de gasolina e ar (combustível e comburente) é submetida à compressão, que varia com a potência do motor: quanto maior for a potência do motor, maior tem que ser a compressão. A simples compressão da mistura pode produzir sua detonação; esta detonação prematura, isto é, por compressão e não pela faísca produzida pela vela, deve ser evitada, pois diminui a potência do motor. Este fenômeno de detonação prematura da mistura de gasolina e ar é conhecido com o nome de knocking. A qualidade de uma gasolina depende da sua maior ou menor resistência à compressão sem detonação, quando em mistura com ar. Evidentemente, quanto maior a sua resistência à compressão, melhor sua qualidade.

Entre os constituintes da gasolina, o normal heptano oferece baixíssima resistência à compressão, isto é, apresenta o fenômeno do knocking a pressões muito baixas; por outro lado, o isoctano (2, 2, 4-trimetil pentano) oferece grande resistência à compressão, isto é, só apresenta o knocking a pressões muito altas. Esses dois hidrocarbonetos foram tomados como padrão para a determinação da resistência da gasolina à compressão sem detonação, quando em mistura com o ar. Foi, então, estabelecido o índice de octanos. Ao normal heptano foi arbitrariamente dado o valor zero e ao isoctano o valor 100. Quando se diz que uma gasolina tem X octanos (octanagem X, número de octanos X, índice de octanos X), quer-se dizer que a mistura dessa gasolina com o ar no motor de explosão resiste à mesma compressão sem detonação que uma mistura X% de isoctano e (100 – X%) do normal heptano.

  

 

Assim, uma gasolina de 80 octanos (octanagem 80, número de octanos 80) é aquela que se comporta no motor como mistura contendo 80% de isoctano e 20% de normal heptano; uma gasolina de 42 octanos é aquela que se comporta no motor como uma mistura contendo 42% de isoctano e 58% de normal heptano.

Evidentemente, quanto maior o índice de octanos, melhor a qualidade da gasolina, pois resiste a maiores compressões sem detonação prematura (knocking ou batida de pino).

Antidetonadores (ou anti-knocking) são substâncias adicionadas à gasolina para elevar a sua octanagem, isto é, aumentar a sua resistência à compressão.

Os antidetonantes mais empregados são o chumbo tetraetila ou tetra etilchumbo (Pb (C2H5)4 ) de uso proibido por causa da poluição ambiental e o cloreto de etileno, (Cl – CH2 – CH2 – Cl).

Há ainda o caso particular da gasolina com índice de octanos superior a 100. Adicionando antidetonante a uma gasolina de índice de octanos próximo de 100, esse índice poderá ultrapassar o valor citado, caso em que será obtida uma gasolina que resistirá à compressão mais elevada que o isoctano.

 

IV. Cracking ou Craqueamento

O craqueamento divide grandes cadeias de hidrocarbonetos em pedaços menores.

 


O craqueamento divide cadeias grandes em outras menores

Há vários tipos de craqueamento.

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Térmico: grandes cadeias de hidrocarbonetos são aquecidas a altas temperaturas (e algumas vezes a altas pressões também) até que elas se quebrem (craqueiem).
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vapor: vapor de alta temperatura (816°C) é usado para craquear etano, butano e nafta em etileno e benzeno, que são usados para fabricar produtos químicos;

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viscorredução: os resíduos da torre de destilação são aquecidos (482°C), resfriados com gasóleo e rapidamente colocados em uma torre de destilação. Este processo reduz a viscosidade de óleos pesados e produz o alcatrão;

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coqueamento: os resíduos da torre de destilação são aquecidos a temperaturas acima de 482°C até que se quebrem em óleo pesado, gasolina e nafta. Ao final do processo, sobra um resíduo pesado, quase puro, de carbono (coque). O coque é limpo e vendido.

 


 
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Catalítico: usa um catalisasor para aumentar a velocidade da reação de craqueamento. Os catalisadores incluem a zeólita, hidrossilicato de alumínio, bauxita e alumino-silicatos.
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craqueamento catalítico fluido ("fluid cracking catalysis", FCC): um catalisador fluido aquecido (538°C) craqueia gasóleo pesado em óleo diesel e gasolina;

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hidrocraqueamento: semelhante ao craqueamento catalítico fluído, mas usa um catalisador diferente, temperaturas menores, pressão maior e gás hidrogênio. Ele craqueia o óleo pesado em gasolina e querosene (combustível de aviação).

 

Catalisadores usados no craqueamento ou reforma catalítica

Após vários hidrocarbonetos terem sido craqueados em outros menores, os produtos passam por mais uma coluna de destilação fracionada para separá-los.

 

VI. Reforma Catalítica

Algumas vezes, é preciso combinar hidrocarbonetos menores para fazer outros maiores. Este processo é chamado de reforma. O principal processo á a reforma catalítica, que utiliza um catalisador (platina, mistura platina-rênio) para transformar nafta de baixo peso molecular em compostos aromáticos, usados na fabricação de produtos químicos e para misturar na gasolina. Um subproduto importante dessa reação é o gás hidrogênio, usado para o hidrocraqueamento ou vendido.

 


Um reformador combina cadeias de hidrocarbonetos

 

VII. Alquilação

Às vezes, as estruturas de moléculas em uma fração são rearranjadas para produzir outra. Isso normalmente é feito por meio de um processo chamado alquilação. Na alquilação, compostos de baixo peso molecular, como o propileno e o buteno, são misturados na presença de um catalisador como o ácido fluorídrico ou ácido sulfúrico (um subproduto da remoção de impureza de muitos produtos do petróleo). Os produtos da alquilação são hidrocarbonetos ricos em octanas, usados em tipos de gasolina para reduzir o poder de detonação (consulte O que é octano para mais detalhes).

 


Reorganizando cadeias

Agora que vimos como as diferentes frações são alteradas, vamos discutir como elas são tratadas e misturadas para fabricar os produtos que são comercializados.

 


Uma refinaria de petróleo é uma combinação de todas essas unidades

 

VIII. Tratando e misturando as frações obtidas no refino de petróleo

Plásticos produzidos a partir de frações de petróleo refinado

Frações destiladas e processadas quimicamente são tratadas para que as impurezas como compostos orgânicos contendo enxofre, nitrogênio, oxigênio, água, metais dissolvidos e sais inorgânicos sejam removidas. O tratamento costuma ser feito ao passar as frações pelas seguintes etapas:

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uma coluna de ácido sulfúrico remove hidrocarbonetos insaturados (os que possuem ligações duplas carbono-carbono), compostos de nitrogênio, compostos de oxigênio e sólidos residuais (alcatrão, asfalto)

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uma coluna de absorção preenchida com agentes secantes para remover a água

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tratamento para remover o enxofre e compostos de enxofre

Após o tratamento das frações, elas são resfriadas e misturadas para formar vários produtos, tais como:

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gasolina de vários tipos, com ou sem aditivos

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óleos lubrificantes de diferentes pesos moleculares e tipos (por exemplo, 10W-40, 5W-30)

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querosene de vários tipos

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combustível de aviação

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óleo diesel

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óleo combustível

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diferentes tipos de produtos químicos para a produção de plásticos e outros polímeros

 

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Este site foi atualizado em 23/07/10