PROFESSOR

PAULO CESAR

PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMICA
 

DICAS PARA O SUCESSO NO VESTIBULAR: AULA ASSISTIDA É AULA ESTUDADA - MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL E O CONDICIONAMENTO FÍSICO - FIXAR O APRENDIZADO TEÓRICO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS.

   

horizontal rule

LEONARDO DA VINCI

 

Nasceu em Vinci, perto de Florença em 15 de abril de 1452 e faleceu em Castle Cloux, perto de Amboise em 2 de maio de 1519.

Muitos acham que Leonardo foi somente um artista por causa das suas famosas obras Mona Lisa e A Última Ceia. Entretanto, ele foi muito mais do que isso. Pertenceu à era da Renascença e, embora lhe faltasse uma educação mais clássica, ele foi engenheiro militar e visualizou equipamentos além do escopo de seu tempo. Desenhou tanques e aeroplanos primitivos, usando mecanismos e engrenagens sofisticados para tecnologia da época. Desenhou a primeira idéia de para-quedas e construiu o primeiro elevador. Por causa dessas muitas habilidades Leonardo teve muitos patrões poderosos como os Borgia, os Medici, Louis XII, entre outros.

Na ciência, Leonardo teve excelentes ideias como a noção do princípio da inércia, a aceleração dos corpos em queda livre, um século antes de Galileo, e entendeu a impossibilidade do movimento perpétuo. Estudou a estrutura dos ossos e músculos, incluindo o coração e suas válvulas, pela dissecação de cadáveres. Propôs a idéia da circulação sanguínea bem antes de Harvey. Considerava que a Lua tinha a natureza da Terra e seu brilho era o reflexo do Sol. Defendia que a Terra não era o centro do universo e girava em torno de seu eixo. Tinha opiniões corretas a respeito dos fósseis.

Infelizmente, suas idéias não foram conhecidas por seus contemporâneos pois ele as mantinha em código em volumosos cadernos de anotações, só mais modernamente decifradas.

 

horizontal rule

 

 

 

 

Este site foi atualizado em 04/02/11