PROFESSOR PAULO CESAR |
PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMICA |
|
|
ACETILENO
A chama obtida nos maçaricos de oxiacetileno pode alcançar a temperatura de 2800° C O acetileno, conhecido pela nomenclatura IUPAC por etino, é um hidrocarboneto da classe dos alcinos. É o alcino mais simples, constituído por dois carbonos e dois hidrogênios (C2H2) . Os dois átomos de carbono estão ligados através de uma tripla ligação. É um gás incolor, de odor desagradável que se liquefaz à temperatura de -83 °C e solidifica a -85 °C. É muito instável; sob pequenas compressões se decompõe com muita facilidade liberando energia. É armazenado em cilindros de aço, sob pressão, dissolvido em acetona. O acetileno foi descoberto por Edmund Davy em 1836 na Inglaterra. Berthelot foi o primeiro a sintetizá-lo através de um arco voltaico produzido entre eletrodos de grafite envolvidos numa atmosfera de hidrogênio:
Produção Pode ser obtido industrialmente a partir do CaCO3: CaCO3(s) ® CaO(s) + CO2(g) Calcário Cal Viva
CaO(s) + 3 C(s) ® CaC2(s) + CO(g) Cal Viva Carvão Carbureto Coque
CaC2(s) 2 H2O(l) ® Ca(OH)2(aq) + C2H2(g) Carbureto Acetileno
Carburetos dão origem às lâmpadas usadas nas cavernas
Aplicações Devido a sua queima extremamente exotérmica, é usado em larga escala na solda autogênica, no corte de metais por maçarico, na fabricação de objetos de vidro e em diversos processos que requeiram altas temperaturas. No maçarico oxiacetilênico obtem-se temperaturas de 2500 a 3000°C.
Dentre suas aplicações na indústria química como matéria-prima, encontra-se a síntese de centenas de compostos, dentre os quais os mais destacados são o etileno, o etanol, diversos compostos organoclorados, especialmente solventes como o clorofórmio e o ácido acético. É utilizado também na produção de borracha sintética e polímeros.
Veja o Infográfico
Este site foi atualizado em 18/02/13 |