PROFESSOR PAULO CESAR |
PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMICA |
|
|
VÍDEOS INTERESSANTES
Trata-se do
The Periodic Table of Videos
De onde vem o fósforo?
O mesmo gel superabsorvente usado em fraldas descartáveis é usado para fazer essas pequenas esferas mostradas no vídeo. A grande capacidade de absorver água é devido ao íon de sódio presente no polímero, esse íon permite que a absorção seja por osmose(mesmo mecanismo pelo qual nossas células absorvem água). Assim o desvio sofrido pela luz é muito pequeno e quase imperceptível aos nossos olhos, dando a impressão de ter somente água na vasilha.
Consulte o artigo completo referente a reação relógio de iodeto/iodo
Esse vídeo mostra que é possível colocar fogo em amido de milho, mais
conhecido como maizena. Na verdade vai alem de colocar fogo, ocorre uma
verdadeira explosão. assim vai existir oxigênio e calor o suficiente para fazer com que cada grão entre em combustão.
A temperatura é uma medida da agitação
das moléculas. Quanto maior a agitação, maior a energia das moléculas e
maior vai ser a medida lida no termômetro. Quanto maior a agitação térmica mais rápido ocorrerá a difusão. A difusão é essencial para nossas vidas, por meio desse processo nosso corpo absorve nutrientes.
O dicromato de amônio é um solido alaranjado que ao ser oxidado libera N2 e H2O formando oxido de cromo. Durante essa reação seu volume aumenta cerca de 30 vezes e ao liberar os gases, um pouco de oxido de cromo entra em suspensão no ar, lembrando cinzas expelidas por vulcões. Lembrando que a semelhança com o vulcão é somente visual, o mecanismo que leva o vulcão entrar em erupção é completamente diferente do da oxidação do dicromato de amônio.
A cromatografia consiste em separar uma mistura por ação de um solvente em um meio absorvente. Assim é possível separar os diferentes componentes de uma mistura. É um método criado pelo botânico russo Mikhail Semyonovich Tswet em 1900 para separar os vários tipos de clorofilas. Isso mesmo existem 4 tipos de clorofilas, as clorofilas a e b, mais comuns e encontradas em plantas verde e as clorofilas c e d encontradas em cianobactérias. O vídeo exemplifica bem o método. Primeiro o pigmento preto de uma caneta é separado em seus vários componentes, mostrando que a tinta preta é composta por uma mistura de várias outras tintas. Após, usando uma tintura extraída das folhas de planta, é mostrado a separação das clorofilas. Para ter um bom resultado com esse experimento é aconselhável usar como solvente uma mistura meio a meio de água e álcool. O papel usado pode ser substituído por papel de filtro de café. A montagem é simples como mostra o vídeo.
Esse vídeo mostra mais um experimento de química que pode ser feito usando bicarbonato de sódio e vinagre. Aparentemente as velas se apagam sozinhas, como num passe de mágica. Entretanto o que acontece é simples, e não tem ligação alguma com mágica. O CO2, produto da reação entre o bicarbonato de sódio e vinagre (ácido acético) é mais denso que o ar assim ele pode ser "derramado" sobre as velas cortando o suprimento de oxigênio que é essencial para a combustão.
A nitrocelulose ou trinitrocelulose é obtida da trinitração da celulose, algodão é quase 100% de celulose. É um explosivo parente da nitroglicerina porém não é sensível ao impacto. O processo de fabricação da nitrocelulose envolve ácido nítrico e ácido sulfúrico como catalisador, ambos os ácidos são extremamente perigosos. No vídeo á pessoa não queima a mão pois a explosão é tão rápida que não há tempo para trocar calor com a pele.
Nesse vídeo observamos a reação entre uma moeda de cobre e ácido nitrico concentrado. O cobre é oxidado e produz ions de Cu2+, já o ácido nítrico é reduzido para dióxido de nitrogênio, um gás marrom, tóxico e com odor irritante.
A equação
que descreve a reação é a seguinte:Cu(s) + 4HNO3(aq) ®
Cu(NO3)2(aq) + 2NO2(g) + 2H2O(l) O procedimento deve ser feito em uma capela. (Exaustor) Veja o artigo completo da experiência
O Segredo das Lentes Transitions Lentes do tipo best gray® e transitions® são fabricadas com vidros chamados fotocrômicos. Esses vidros contêm íons prata e íons cobre que participam de um equilíbrio de oxirredução representado simplificadamente pela seguinte equação: Sob efeito de sol forte, a alta energia da luz ultravioleta provoca a formação de prata metálica, e a lente escurece. Quando a intensidade da luz é reduzida, a reação se inverte, e a lente fica mais clara
Radioatividade
Geometria Molecular
Eletrólise da Salmoura
Eletrólise da Solução de KI
Eletrólise Ígnea do NaCl
Ação Desidratante do Ácido Sulfúrico
Este site foi atualizado em 21/11/23 |