PROFESSOR

PAULO CESAR

PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMICA
 

DICAS PARA O SUCESSO NO VESTIBULAR: AULA ASSISTIDA É AULA ESTUDADA - MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL E O CONDICIONAMENTO FÍSICO - FIXAR O APRENDIZADO TEÓRICO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS.

Home
Sobre Mim
O que é Química?
Teoria em Química
Resumos de Química
Exercícios de Química
Experimentos de Química
Saiba Mais
Atualidades
Charges de Química
Downloads
Sites Favoritos
Sucesso no Vestibular
Vida Saudável
Simulação
Vídeos Interessantes
Fortaleça sua Fé
Comentários

 

VÍDEOS INTERESSANTES

 


Primeiro eu gostaria de indicar o site que contém os vídeos originais sobre a Tabela Periódica. Trata-se do The Periodic Table of Videos da University of Nottingham. São muito interessantes, mas em inglês.

Veja abaixo como ativar a legenda dos vídeos.

 

 

De onde vem o fósforo?


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O mesmo gel superabsorvente usado em fraldas descartáveis é usado para fazer essas pequenas esferas mostradas no vídeo.
Esse gel é feito de poliacrilato de sódio, uma substância capaz de absorver água até 600 vezes seu volume inicial. A grande capacidade de absorver água é devido ao íon de sódio presente no polímero, esse íon permite que a absorção seja por osmose(mesmo mecanismo pelo qual nossas células absorvem água).
Como a maior parte da esfera é composta pela água que foi absorvida o índice de refração fica muito próximo da água. Assim o desvio sofrido pela luz é muito pequeno e quase imperceptível aos nossos olhos, dando a impressão de ter somente água na vasilha.

 

 

Consulte o artigo completo referente a reação relógio de iodeto/iodo

 

 

 

 

 

 

Esse vídeo mostra que é possível colocar fogo em amido de milho, mais conhecido como maizena. Na verdade vai alem de colocar fogo, ocorre uma verdadeira explosão.
Isso acontece com todo pó muito fino. A relação área volume aumenta muito - quanto menor o grão maior vai ser a área com relação ao volume - assim vai existir oxigênio e calor o suficiente para fazer com que cada grão entre em combustão.

 

 

A temperatura é uma medida da agitação das moléculas. Quanto maior a agitação, maior a energia das moléculas e maior vai ser a medida lida no termômetro.
Nesse vídeo uma gota de tinta em um recipiente com água quente se difunde mais rápido que uma gota de tinta em rum recipiente com água fria. Quanto maior a agitação térmica mais rápido ocorrerá a difusão. A difusão é essencial para nossas vidas, por meio desse processo nosso corpo absorve nutrientes.

 

 

O dicromato de amônio é um solido alaranjado que ao ser oxidado libera N2 e H2O formando oxido de cromo. Durante essa reação seu volume aumenta cerca de 30 vezes e ao liberar os gases, um pouco de oxido de cromo entra em suspensão no ar, lembrando cinzas expelidas por vulcões. Lembrando que a semelhança com o vulcão é somente visual, o mecanismo que leva o vulcão entrar em erupção é completamente diferente do da oxidação do dicromato de amônio.

 

 

A cromatografia consiste em separar uma mistura por ação de um solvente em um meio absorvente. Assim é possível separar os diferentes componentes de uma mistura. É um método criado pelo botânico russo Mikhail Semyonovich Tswet em 1900 para separar os vários tipos de clorofilas. Isso mesmo existem 4 tipos de clorofilas, as clorofilas a e b, mais comuns e encontradas em plantas verde e as clorofilas c e d encontradas em cianobactérias. O vídeo exemplifica bem o método. Primeiro o pigmento preto de uma caneta é separado em seus vários componentes, mostrando que a tinta preta é composta por uma mistura de várias outras tintas. Após, usando uma tintura extraída das folhas de planta, é mostrado a separação das clorofilas. Para ter um bom resultado com esse experimento é aconselhável usar como solvente uma mistura meio a meio de água e álcool. O papel usado pode ser substituído por papel de filtro de café. A montagem é simples como mostra o vídeo.

 

 

Esse vídeo mostra mais um experimento de química que pode ser feito usando bicarbonato de sódio e vinagre. Aparentemente as velas se apagam sozinhas, como num passe de mágica. Entretanto o que acontece é simples, e não tem ligação alguma com mágica. O CO2, produto da reação entre o bicarbonato de sódio e vinagre (ácido acético) é mais denso que o ar, assim ele pode ser "derramado" sobre as velas cortando o suprimento de oxigênio que é essencial para a combustão.

 

 

A nitrocelulose ou trinitrocelulose é obtida da trinitração da celulose, algodão é quase 100% de celulose. É um explosivo parente da nitroglicerina porém não é sensível ao impacto. O processo de fabricação da nitrocelulose envolve ácido nítrico e ácido sulfúrico como catalisador, ambos os ácidos são extremamente perigosos. No vídeo á pessoa não queima a mão pois a explosão é tão rápida que não há tempo para trocar calor com a pele.

 

 

Nesse vídeo observamos a reação entre uma moeda de cobre e ácido nitrico concentrado. O cobre é oxidado e produz ions de Cu2+, já o ácido nítrico é reduzido para dióxido de nitrogênio, um gás marrom, tóxico e com odor irritante. A equação que descreve a reação é a seguinte:
Cu(s) + 4HNO3(aq)
® Cu(NO3)2(aq) + 2NO2(g) + 2H2O(l)
Essa experiência é extremamente perigosa pois envolve o uso de ácido nítrico, produto extremamente corrosivo e do dióxido de nitrogênio, gás tóxico. O procedimento deve ser feito em uma capela. (Exaustor)

Veja o artigo completo da experiência

 

O Segredo das Lentes Transitions

Lentes do tipo best gray® e transitions® são fabricadas com vidros chamados fotocrômicos. Esses vidros contêm íons prata e íons cobre que participam de um equilíbrio de oxirredução representado simplificadamente pela seguinte equação:
Sob efeito de sol forte, a alta energia da luz ultravioleta provoca a formação de prata metálica, e a lente escurece. Quando a intensidade da luz é reduzida, a reação se inverte, e a lente fica mais clara


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Radioatividade

 

 

Geometria Molecular

 

 

Eletrólise da Salmoura

 

 

Eletrólise da Solução de KI

 

 

Eletrólise Ígnea do NaCl

 

 

Ação Desidratante do Ácido Sulfúrico

 

 

 

 

 

 

 

Home | Sobre Mim | O que é Química? | Teoria em Química | Resumos de Química | Exercícios de Química | Experimentos de Química | Saiba Mais | Atualidades | Charges de Química | Downloads | Sites Favoritos | Sucesso no Vestibular | Vida Saudável | Simulação | Vídeos Interessantes | Fortaleça sua Fé | Comentários

Este site foi atualizado em 21/01/11