PROFESSOR

PAULO CESAR

PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMICA
 

DICAS PARA O SUCESSO NO VESTIBULAR: AULA ASSISTIDA É AULA ESTUDADA - MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL E O CONDICIONAMENTO FÍSICO - FIXAR O APRENDIZADO TEÓRICO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS.

Home
Introdução
Definição
Meia Vida
Unidades
O que existe na natureza
Efeitos
Controle
Aplicações
Glossário
Bibliografia

 

atomQUÍMICA NUCLEARatom

 

Introdução

Existem certos assuntos controvertidos, periodicamente divulgados pelos meios de comunicação, e que dizem respeito a toda população. Esta divulgação é , geralmente, motivada por algum acontecimento que trás o assunto à tona, exigindo da comunidade uma postura crítica para avaliação de suas conseqüências. Radioatividade é um destes assuntos.

As opiniões a respeito são, geralmente, apresentadas sem o devido embasamento técnico-científico o que facilmente pode levar a erros na avaliação. Por outro lado, quando são expostos argumentos fundamentados, há uma certa resistência dos leitores devido à dificuldade na compreensão de certos conceitos considerados complicados e/ou pouco conhecidos.

Esta desinformação tem raízes na formação escolar do leitor. Na verdade, como regra geral, conceitos como radioatividade, não são apresentados no ensino fundamental e aparecem, às vezes na disciplina de química do ensino médio. No terceiro grau, só são discutidos em cursos da área de ciências exatas sob seus aspectos físicos/químicos/energéticos, ficando sua interação com seres vivos para a área das ciências bio-médicas.

Isto significa que um cidadão com o terceiro grau completo, que não tenha escolhido qualquer uma das áreas acima mencionadas, terá, na melhor das hipóteses, visto o assunto radioatividade sob seu aspecto químico em algumas aulas no ensino médio! E o cidadão que tem somente o ensino fundamental, nunca ouviu falar do assunto na escola!

E a radioterapia, lixo radioativo, danos de radiação, proteção radiológica e tantos outros temas que dizem respeito ao dia-a-dia do indivíduo?

Somos de opinião que assuntos com esta repercussão social devem ser abordados já no ensino fundamental, pois dizem respeito a cada indivíduo, que deve ser capaz de opinar, agir e decidir de acordo com uma postura ética adquirida também através de uma formação bem fundamentada.

Suponhamos que algum professor de Ciências do ensino fundamental, queira romper este ciclo. Onde poderá ele suprir as deficiências na sua própria formação de maneira a Ter uma visão ampla do assunto para poder apresentá-la a seus alunos? A literatura a respeito é pouco acessível, geralmente especializada, e/ou em línguas estrangeiras.

Pensando neste professor, no aluno do ensino médio, no universitário das áreas humanas e sociais e nas pessoas interessadas no assunto, escrevemos um texto de iniciação, bastante acessível e abrangente no sentido de referir-se a vários aspectos do tema. Certos assuntos são apresentados com mais detalhes nos quadros impressos com letras menores, sua leitura, no entanto, não se faz necessária para a compreensão geral do texto.

A bibliografia indicada foi cuidadosamente escolhida para permitir um aprofundamento dos diversos itens que no texto são abordados superficialmente.


 
Principal Topo

 

Home | Introdução | Definição | Meia Vida | Unidades | O que existe na natureza | Efeitos | Controle | Aplicações | Glossário | Bibliografia

Este site foi atualizado em 01/02/11