PROFESSOR PAULO CESAR |
PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMICA |
|
|
REAÇÃO DE ELIMINAÇÃO
1. Desidratação de Álcoois I. Desidratação Intramolecular de Álcoois Classificamos os álcoois em primários, secundários e terciários, conforme o grupo (–OH) esteja ligado a carbono primário, secundário ou terciário, respectivamente. A facilidade de desidratação é maior nos álcoois terciários, depois nos secundários e por último nos primários.
Isso se deve à estabilidade do carbocátion formado na cisão heterolítica que ocorre no carbono que possuía a hidroxila –OH. Se esse carbono for terciário, o número de grupos alquila que irão doar elétrons, dispersando sua carga, será maior e, portanto, o carbocátion será mais estável. A desidratação intramolecular necessita de catalisador, H2SO4 ou Al2O3 e um aquecimento maior que a intermolecular. Exemplos:
Quando houver a possibilidade de formar mais de um alceno, é o mais estável que se forma em maior quantidade. O alceno mais estável é aquele que apresenta o maior número de radicais orgânicos ligados aos átomos de carbono da dupla ligação.
Estabilidade dos alcenos Portanto, podemos enunciar a regra de Saytzeff: “Na desidratação de álcool, formar-se-á o alceno mais estável”. Exemplo Concluindo, podemos dizer que na desidratação intramolecular do álcool forma-se alceno.
II. Desidratação Intermolecular dos Álcoois Com um aquecimento mais brando que o usado para a desidratação intramolecular e na presença de ácido forte, os álcoois sofrem desidratação intermolecular, produzindo éteres.
Portanto, desidratação intermolecular dos álcoois produz éter.
2. Eliminação de HCl, HBr e HI de Haletos Orgânicos Verifica-se reação de eliminação, quando haletos orgânicos encontram-se em presença de KOH alcoólico.
Nas situações em que pode ser obtido mais de um alceno, seguimos a regra de Saytzeff. Por exemplo:
3. Desidratação de Ácidos Carboxílicos Os ácidos desidratam-se na presença de desidratantes (H2SO4, H3PO4 ou P2O5), produzindo anidridos de ácidos. Exemplo
Este site foi atualizado em 04/03/19 |