PROFESSOR

PAULO CESAR

PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMICA
 

DICAS PARA O SUCESSO NO VESTIBULAR: AULA ASSISTIDA É AULA ESTUDADA - MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL E O CONDICIONAMENTO FÍSICO - FIXAR O APRENDIZADO TEÓRICO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS.

 

DIOXINAS

A imprensa tem publicado, constantemente, casos de contaminação de alimentos por dioxina. Este termo, na verdade, descreve um grande grupos de compostos orgânicos (mais de 400, segundo o EPA), sendo que o mais representativo é o 2,3,7,8-tetraclorodibenzo-p-dioxin ou TCDD.
Este é um dos mais tóxicos compostos químicos produzidos pelo homem. Pode ser letal mesmo pelo simples contato com a pele.

 

bullet
As dioxinas são produtos indesejados de muitos processos industriais que envolvem reações com cloro, tais como preparação de pesticidas, indústria polimérica, indústria têxtil, branquemento de papéis, entre outros, além de ser produzido na incineração do lixo químico, hospitalar e PVC.
bullet
O TCDD era o principal componente tóxico do Agente Laranja, uma arma química utilizada no Vietna.
bullet
Uma contaminação do solo é extremamente grave: vastas áreas em Seveso, na Itália, e Missouri, EUA, tiveram que ser abandonadas devido a presença de dioxina

 

Quais são as principais fontes de Dioxina?


Principais fontes de ingestão de dioxina
Ingestão diária (pg)

Cinco centilitros de dioxina colocados no reservatório de água potável de Nova York  poderiam dizimar toda a população da cidade. "A dioxina é a pequena molécula mais tóxica conhecida pelo homem. É um dos cancerígenos mais poderosos que se conhece", diz Matthew Meselson, professor de bioquímica de Harvard. "Ainda não encontramos uma dosagem segura à qual se possa dizer que os efeitos são pouco notados... é possível que a dioxina seja cumulativa em nosso organismo. É bastante estável e solúvel em gordura, mas não em água, e ela se desenvolverá em gordura corporal."

 

Este site foi atualizado em 17/01/11