PROFESSOR

PAULO CESAR

PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMICA
 

DICAS PARA O SUCESSO NO VESTIBULAR: AULA ASSISTIDA É AULA ESTUDADA - MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL E O CONDICIONAMENTO FÍSICO - FIXAR O APRENDIZADO TEÓRICO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS.

Home
Contaminação_nitrito
Tório
Acidente Nuclear no Japão
Biologia Química
Correção da tabela periódica
Sonho dos Alquimistas
Bisfenol
Morte por CO
Contaminação por Polônio
Bóson de Higgs
Novo Tratamento da Malária
Novo Tratamento para o Mal de Parkinson
Descoberta Antimatéria
Fitoplancton
Elemento 112
Nescafé
Nova Tabela Periódica
Elemento 117

 

Biologia Química
 

Todos sabem, ou pelo menos já ouviram falar, da chamada interdisciplinaridade. Embora muitas vezes na ciência esta complicada expressão seja rotineramente empregada, poucos têm a verdadeira compreensão da sua magnitude. Apenas recentemente, duas importantes disciplinas científicas - a Química e a Biologia, começaram uma verdadeira interação. A interação entre cientistas de diferentes áreas da química e da biologia e com diferentes perspectivas tem levado à descobertas e aperfeiçoamento de técnicas que tem revolucionado o modo como entendemos os sistemas biológicos a nível molecular.

Esta nova disciplina, a Biologia Química (Chemical Biology), que pode ser amplamente definida como o estudo dos efeitos de pequenas moléculas em processos biológicos, começou a emergir como um campo de pesquisa reconhecido a nível internacional somente na última década, com inúmeras universidades criando cursos que romperam barreiras entre departamentos outrora distintos. Hoje, já é uma realidade o alto investimento neste campo de pesquisa e a colaboração entre químicos e biólogos se tornou de fundamental importância para o futuro da biomedicina. O aumento no número de conferências científicas dedicadas a Biologia Química também demonstra a importância e o interesse deste campo multidisciplinar para os cientistas acadêmicos e industriais.

Apesar desta interação entre a química e a biologia já ser realidade há algum tempo, só recentemente as revistas científicas, o principal meio de comunicação entre os pesquisadores, quebraram as últimas barreiras culturais e lançaram títulos totalmente dedicados a Biologia Química.
 

Em maio de 2005, a inglesa Royal Society of Chemistry (RSC) lança o que seria uma revista dedicada a divulgar pesquisas realizadas na interface entre a Química e a Biologia, a Molecular BioSystems.
Seguindo o mesmo caminho, em junho de 2005, o Nature Publishing Group lança a primeira edição do Nature Chemical Biology Journal, uma revista que cobre um grande número de tópicos relacionados a Biologia Química (ver quadro ao lado).
A American Chemical Society (ACS), a maior sociedade científica de química do mundo e que publica algumas das revistas internacionais de maior impacto científico, também tem sua revista totalmente dedicada a Biologia Química, a ACS Chemical Biology, que se encontra na sua primeira edição publicada no dia 17 de fevereiro do corrente ano.
Tópicos abordados pela Nature Chemical Biology incluem:

Chemical Synthesis
- Diversity-oriented synthesis
- Template-directed synthesis
- Biomolecular modification and labelling chemistry
- Solid-phase biomolecular synthesis: peptides, oligonucleotides, oligosaccharides
- Synthesis of small biomolecules: lipids, carbohydrates, nucleosides, amino acids
- Combinatorial chemistry
- Natural products synthesis
- Biomimetic synthesis
- Asymmetric catalysis
Expanding Chemistry through Biology
- Enzymatic synthesis
- Natural products isolation and characterization
- Combinatorial biosynthesis
- Biosynthetic engineering
- Virus-based chemistry
- Directed evolution and characterization of macromolecular catalysts and receptors
- Chemical informatics
Chemical Mechanisms in Biology
- Enzyme inhibition and reaction mechanisms
- Mechanisms of drug action in vivo
- Small molecule-biological target interactions
- Evolution and novel chemistry of catalytic nucleic acids
- Pharmacological determination of protein function in vivo
- Molecular probes of biological function
- Mechanistic analyses of post-translational modification chemistry
- Chemical insights into post-genomic approaches, including RNA interference and proteomics
- Metal ions in biological systems
- Chemical imaging agents
- Single molecule chemistry of small molecules and biomolecules
- Theoretical simulations and modelling of biomolecules
- Molecular recognition
- Small molecular model systems for metalloenzymes
- Molecular machines
- Pharmacologically active natural products
- Biosynthetic pathway elucidation
- Chemical approaches to protein interaction networks
- Chemical ecology
Expanding Biology through Chemistry
- Chemical genetics and High Throughput Screening
- Biomolecular and small molecular array fabrication and validation
- Chemical insights into drug design and development
- Synthetic biology
- Unnatural biomolecular analogs in biological systems
- Chemical genomics
- Chemical regulation of biosynthetic pathways
- Chemical methods for protein, carbohydrate and nucleic acid design
- Chemical approaches to systems biology


 

Além destas publicações, outras ferramentas de interação entre químicos e biólogos estão disponíiveis por algumas destas revistas. A RSC, por exemplo, tem uma publicação online (Chemical Biology Virtual Journal) que permite um acesso facilitado a todos os artigos relacionados à Biologia Química publicados em mais de quinze de suas revistas, sem cobrar por um período de um mês a partir da data de publicação. Já a revista ACS Chemical Biology disponibiliza em seu website um fórum conhecido como Chemical Biology WIKI, que permite aos seus participantes discutir diferentes tópicos relacionados à Biologia Química.

Sem dúvida, seja biólogos equipados com ferramentas químicas quantitativas ou físico-químicos, inorgânicos, orgânicos e analíticos que se valem de ferramentas biológicas, todos tem um importante papel no entendimento das interações moleculares dentro das células e se encontram no centro de um excitante e amplo campo de pesquisa que é a Biologia Química.

Além disso, grande parte das universidades internacionais mais respeitadas tem adaptado os currículos de graduação dos cursos de química, com o objetivo de proporcionar ao profissional formado uma visão mais interdisciplinar com a biologia. Departamentos de Química como das Universidades de Cornell, Harvard e Rutgers são exemplos de departamentos de química que se remodelaram para oferecer cursos de Biologia Química voltados a área acadêmica ou industrial.

No Brasil, os cursos de Biologia Química ainda são inexistentes, e a maioria dos currículos dos cursos de graduação em Química está fortemente defasada quanto sua interação com a Biologia. Quadro este que precisa ser alterado se quisermos formar profissionais mais competitivos a nível internacional em áreas de importância estratégica e econômica, como a biomedicina.

_________
Colaboração: Prof. Dr. Josiel Barbosa Domingos, UFSC
jbdomingos@qmc.ufsc.br

Clique e saiba mais

Breathing life into chemistry - news@nature.com (naturejobs)

Wiki Forum - ACS Chemical Biology

Chemical biology From Wikipedia, the free encyclopedia

 

 

 

Download

Observe a prova de Química x Biologia da PUC-SP que mostra claramente a interdisci-plinaridade entre as duas disciplinas.

clique aqui e baixe o arquivo 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Home | Contaminação_nitrito | Tório | Acidente Nuclear no Japão | Biologia Química | Correção da tabela periódica | Sonho dos Alquimistas | Bisfenol | Morte por CO | Contaminação por Polônio | Bóson de Higgs | Novo Tratamento da Malária | Novo Tratamento para o Mal de Parkinson | Descoberta Antimatéria | Fitoplancton | Elemento 112 | Nescafé | Nova Tabela Periódica | Elemento 117

Este site foi atualizado em 18/01/11